Henrique foi convocado pela segunda vez no ano para a Seleção Brasileira. Já na lista de Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra o Chile, em abril, o capitão alviverde agora fará parte do grupo que joga em setembro os amistosos contra Austrália, em Brasília (DF), e Portugal, em Boston (EUA). Por conta destas partidas, o camisa 3 irá desfalcar o Verdão em dois jogos na Série B: Atlético-GO e ASA, os primeiros do returno, e que estão marcados para os dias 7 e 10, assim como os confrontos da equipe nacional.
O zagueiro entrou no segundo tempo do confronto com os chilenos, no dia 24 de abril - a partida terminou empatada em 2 a 2. Um pouco antes, no início daquele mês, o jogador deveria ser chamado para enfrentar a Bolívia, mas uma lesão na coxa direita o tirou do confronto. Leandro, seu companheiro, esteve nas duas partidas, e marcou na goleada por 4 a 0, em que o zagueiro foi desfalque.
Quando questionado sobre convocar jogadores que não estão nas divisões de elite - como o palmeirense e Julio Cesar, jogador do Queens Park Rangers (ING), que caiu na última temporada para a segunda divisão inglesa - Felipão disse que este não é um fator prejudicial, e independente da divisão, se o jogador agradar à comissão, poderá ser chamado, já que o nível das duas competições é bom.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
Desde que voltou ao Verdão, em 2011, Henrique viveu seu melhor momento pelo clube exatamente com Scolari, quando o técnico o improvisou como volante na reta final da Copa do Brasil. Agora, o jogador sonha com a ida para a Copa de 2014: teoricamente, ele concorre pela última vaga na zaga, que hoje tem praticamente garantidos Thiago Silva, Dante e David Luiz. Réver e Dedé são alguns dos que brigam com o palmeirense.
Antes, ele já tinha sido chamado para a disputa do Superclássico das Américas de 2011, que conta apenas com jogadores que atuam no Brasil e Argentina - ele, porém, não jogou. Nesta temporada, além de Henrique e Leandro, Eguren e Valdivia já foram chamados para as seleções uruguaia e chilena, respectivamente. Enquanto o camisa 5 jogou contra o Japão, na semana passada, o Mago acabou cortado da lista de Jorge Sampaoli por conta de um edema na coxa direita.