Pesquisar

Canais

Serviços

Acusação de abuso

Em áudio, Robinho tenta impedir conversa de mulher com amigo

Adriano Wilkson e Janaina Cesar - Folhapress
15 dez 2020 às 11:51
- Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

O atacante Robinho se mostrou preocupado ao saber que um de seus amigos estava conversando pelo Facebook com a mulher que o acusa de abuso, mostra a transcrição de um áudio anexada ao processo que levou a sua condenação, na Itália. O documento foi obtido com exclusividade pelo UOL Esporte.


O jogador e o amigo Ricardo Falco foram condenados em segunda instância, na última quinta-feira (10), a nove anos de prisão por violência coletiva, crime que teria acontecido em 2013, em uma boate de Milão. Na época ele atuava pelo Milan. Sua defesa afirmou que vai recorrer à terceira e última instância. Contratado pelo Santos, ele aguarda a resolução do caso em liberdade, no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um ano depois do encontro na boate, Robinho telefonou a um dos amigos que estavam no Brasil. E relatou que o alvo havia descoberto o nome de todos os envolvidos no ato. Ela teria então passado as informações à polícia, que tentava interrogá-los. A conversa foi gravada com autorização judicial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Rivais do Corinthians na Sula vivem má fase em campo e polêmicas fora dele

Imagem de destaque

Relator no STJ vota para que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil

Imagem de destaque
Zagueiro do Palmeiras

Como Cristiano Ronaldo serviu de inspiração para Murilo chegar à seleção

Imagem de destaque
Casos de apostas

'Faço o que está ao alcance para resolver logo', diz Paquetá sobre investigação


Esta reportagem omite o nome dos companheiros de Robinho que não estão sendo processados pela Justiça italiana.

Publicidade


Robinho: "Agora a questão é o seguinte, mané. A questão é que o [amigo 2] ficou trocando maior ideia com a mina, a mina foi pelo Facebook pegou todo mundo, pegou tu, eu falei: 'Como que a mina sabe, como que o cara sabia o nome de vocês?


Amigo 1: "Que isso cara, então alguém que deu, e foi o [amigo 2]." Robinho: "É, eu quero falar com o [amigo 2], mano, pro [amigo 2] sacar bagulho de Facebook porque os caras estão investigando e não é brincadeira, não."

Publicidade


A transcrição foi anexada ao processo pela defesa do atacante, que alegou erros de tradução da língua portuguesa para a italiana. No documento, constam a transcrição do áudio original e uma tradução para o italiano, feita pelo tradutor Adriano Lellis Gaiotto.


Um dia depois do encontro na boate, a mulher, que comemorava seu aniversário de 23 anos, passou a conversar com ao menos dois amigos de Robinho pelo Facebook. Os amigos tentavam convencê-la de que a relação havia sido consensual, embora o alvo insistisse que estava muito alcoolizada para dar consentimento.

Publicidade


Através de tecnologias de geolocalização, a polícia descobriu que, enquanto conversava com o alvo, um dos amigos estava na rua em que Robinho morava na Itália. Quando as investigações chegaram mais perto de si, Robinho se mostrou irritado com o bate-papo.


Robinho: "Eu falei 'Cara! Se esse bagulho sair na imprensa vai me foder', aí, resumindo, falou que perguntou de você, falou que tinha seu nome, seu telefone, porque o [amigo 2] ficou falando com a mina pelo telef... pelo Facebook mano..."

Publicidade


O jogador tentou entrar em contato com o amigo para que ele parasse de conversar com a mulher.


Amigo 1: "Mas, mas, Neguinho, [...] ainda falei pro [amigo 2] 'mano, esquece isso aí', quer ficar batendo papo.

Publicidade


Robinho: "Exato. Mas então eu quero tentar falar com ele, mas eu não consigo falar com ele, eu preciso [...]"


Em outro trecho, Robinho afirma acreditar que seu nome só foi envolvido na denúncia depois que a mulher conversou com seus amigos pela internet, já que a mulher não teria conhecimento sobre quem ele era. No entanto, ela afirmou à Justiça que já conhecia o atacante brasileiro, pessoalmente, desde antes do encontro em 2013.

Publicidade


Robinho: "Mano, o [amigo 2] deu maior mole de ficar querendo resenha com a mina, de ficar de ideinha, de pá, por causa do Facebook a mina pegou todo mundo, porque até então a mina só ia falar que conhece o Jairo [músico que tocou na boate] e o Ricardo, porque ela não conhece ninguém, ela não me conhece, meu telefone ela não tem."


A polícia, o Ministério Público e a Justiça consideraram "auto incriminatórias" as conversas gravadas entre Robinho e seus amigos. Ao lado do depoimento do alvo e de testemunhas presentes na boate, as transcrições, traduzidas para o italiano, foram as principais provas produzidas pelas investigações.


Robinho e seus advogados têm argumentado que elas foram tiradas de contexto ou mal traduzidas. O jogador sustenta que recebeu oral de maneira consensual, que não teve relação e que, portanto, não praticou o crime.

A publicação das conversas privadas do jogador, em outubro, causou uma onda de indignação e levou patrocinadores a pressionarem o Santos. O clube resolveu suspender o contrato com o atacante, até que o caso tenha um desfecho.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade