Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Agora vai?

Empresa da tecnologia na linha do gol na Copa é definida

Agência Estado
10 out 2013 às 14:49

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A Fifa comunicou nesta quinta-feira que definiu a empresa que fornecerá e implementará nos estádios o sistema tecnológico para detectar se a bola ultrapassou a linha do gol na Copa do Mundo de 2014. Será a empresa alemã GoalControl GmbH, que também será usada no Mundial de Clubes deste ano, no Marrocos, em dezembro.

O sistema tecnológico da GoalControl já havia sido utilizado na Copa das Confederações, e a Fifa considerou o seu funcionamento um êxito, mesmo que nenhum lance duvidoso tenha sido registrado durante a disputa do torneio, em junho, realizado no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A GoalControl venceu em abril o processo de seleção para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, mas a presença no Mundial de 2014 dependia do desempenho no evento-teste.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
Adeus ao sonho

Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial

Imagem de destaque
João Paulo Sampaio

Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras


"Embora não tenha ocorrido nenhum incidente que necessitasse da tecnologia para determinar se a bola ultrapassou ou não a linha, o sistema atendeu todos os requisitos exigidos pela Fifa e sinalizou os 68 gols do torneio corretamente. O mais importante, porém, é que houve um alto nível de satisfação entre os árbitros", explicou a Fifa.


O uso do GoalControl-4D no Brasil e no Marrocos agora só depende de um teste de instalação final em cada um dos estádios onde o sistema será adotado, que será realizado por uma instituição independente - antes do início dos jogos, os árbitros também realizarão testes, de acordo com os procedimentos operacionais aprovados pela International Board. Assim, o próximo passo da Fifa é, junto com a GoalControl, definir o cronograma de instalação para cada um dos torneios.

A adoção da tecnologia visa acabar com a possibilidade de dúvidas em lances no qual o olho humano dos árbitros não é capaz de acompanhar a bola. Na Copa do Mundo de 2010, a bola ultrapassou a linha do gol em uma finalização de Frank Lampard, em duelo entre Inglaterra e Alemanha, mas a arbitragem não viu que ela entrou, causando polêmica.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade