Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Imbróglio

Europeus ameaçam não ceder jogadores para Olimpíada

Agência Estado
09 set 2014 às 13:29

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Os clubes europeus ameaçam barrar a liberação de qualquer jogador brasileiro para o torneio de futebol da Olimpíada de 2016, no Rio, se uma edição da Copa América for realmente realizada no mesmo ano e incluída no calendário de jogos oficiais da Fifa. Nesta terça-feira, em Genebra, os principais dirigentes do maiores clubes europeus se reuniram para fazer a ameaça e exigir que a entidade sente à mesa para negociar um calendário internacional.

Sem um acordo, os clubes europeus ameaçam até mesmo com a possibilidade de se recusarem a ceder os seus jogadores para os amistosos programados para este ano e também em 2015. "O acordo com a Fifa acabou no dia 15 de julho. Não há um entendimento no momento e estamos esperando sinais da Fifa", declarou Karl Heinz Rummenigge, presidente da Associação Europeia de Clubes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não temos obrigação de liberar jogadores e temos uma posição forte. Na Copa, 76% dos jogadores eram empregados de clubes europeus. Nossa posição é forte no mundo do futebol", insistiu o dirigente alemão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste domingo (8)

Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão

Imagem de destaque
Rodada final

Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Em janeiro

São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral


Mas o que mais preocupa os principais times da Europa é o calendário para 2016. Daqui a dois anos, a Olimpíada do Rio acontecerá em agosto e, poucos meses antes, em junho, a Copa América está sendo programada para ter uma edição especial, a ser realizada nos Estados Unidos.


"Não há como liberar os jogadores para ambos torneios. Os sul-americanos terão de pagar o preço com a Olimpíada", declarou Umberto Gandini, vice-presidente da Associação Europeia de Clubes e CEO do Milan. "Os jogadores não poderão participar da Copa America e Olimpíada", insistiu.

Caso a ameaça de boicote se confirme, uma primeira partida que poderia ser afetada envolveria o confronto no dia 11 de outubro entre Brasil e Argentina, na China, pelo Superclássico das Américas. Messi, Di Maria, Neymar, David Luiz e diversos outros jogadores poderiam ser impedidos por seus clubes a viajar até o continente asiático para o duelo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade