Sábado de Carnaval, de muitos blocos na rua e de clássico decisivo no estádio do Maracanã. No fim, a euforia da torcida do Vasco redobrou. Afinal, a equipe cruzmaltina derrotou o Fluminense por 6 a 5 na disputa de pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
Agora, o clube de São Januário vai disputar a decisão da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca), no próximo dia 21 - espera o vencedor do confronto entre Flamengo e Botafogo, que duelam na próxima quarta. Já os tricolores saíram de campo cabisbaixos, num clima de Quarta-feira de Cinzas.
Muita disputa de bola, muita vontade, mas pouco futebol. O primeiro tempo limitou-se a isso. Numa comparação entre os dois times, o Fluminense foi levemente superior nos 45 minutos iniciais.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Pelo menos, teve duas chances claras, todas desperdiças pelo atacante Fred, que retornou de contusão. Na primeira oportunidade, logo no início de jogo, ele chutou a bola em cima do goleiro Fernando Prass, arrancando suspiro de alívio da torcida do Vasco.
A outra veio no fim da etapa inicial. Fred recebeu ótimo passe de Conca, frente a frente com o goleiro, mas demorou a finalizar e o volante Souza lhe "roubou" a bola com categoria. O Vasco não demonstrou tanta força ofensiva na etapa inicial. Priorizou a marcação e deixou o atacante Dodô isolado.
Parece até que os dois times combinaram de só jogar bola no segundo tempo, rico em emoção. O clássico ficou aberto, e a bola "teimava" em não entrar. Fred perdeu mais três chances. Não estava num bom dia. O goleiro Rafael, do Fluminense, fez defesa milagrosa com os pés numa cabeçada à queima-roupa do lateral-direito Élder Granja.
No duelo dos artilheiros Fred e Dodô, a falta de pontaria venceu. Com isso, não havia outra saída: a decisão da vaga foi para os pênaltis. Estava 6 a 5 para o Vasco e o atacante Alan podia deixar tudo igual. Ele cobrou forte, a bola bateu no travessão e o Fluminense está eliminado.