O defensor Joe Simunic deverá ser punido pela Fifa por ter liderado um canto de teor considerado nazista, ao lado de torcedores da Croácia, na última terça-feira, depois de ajudar a seleção do seu país a assegurar classificação para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
A entidade que dirige o futebol mundial informou nesta sexta-feira, por meio de um comunicado, que "procedimentos disciplinares foram abertos sobre o caso" envolvendo Simunic, que na última terça-feira comemorou de forma polêmica a vaga croata para o Mundial após o seu país ter derrotado a Islândia por 2 a 0, pela repescagem das Eliminatórias Europeias.
Por causa da sua atitude, Simunic já foi multado em 3.200 euros pelas autoridades do seu país por "disseminar o ódio racial". Na última terça, ele chegou a empunhar um microfone, logo após o jogo contra os islandeses, e gritou para os seus torcedores: "Pela pátria!". Em seguida, os fãs responderam: "Prontos!".
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Este tipo de saudação foi usada pelo regime pró-nazista que governou a Croácia durante o período da Segunda Guerra Mundial. Ao comentar a sua atitude, Simunic se defendeu e disse que a mesma foi tomada apenas pelo amor à pátria.