Pesquisar

Canais

Serviços

Decisão

Flamengo e Palmeiras alimentam rivalidade na Supercopa do Brasil

Marcos Guedes - Folhapress
10 abr 2021 às 17:26
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

Flamengo e Palmeiras não são rivais umbilicais. Não alimentam a relação de antagonismo que o clube rubro-negro tem com o Vasco, por exemplo, ou a que a equipe alviverde nutre em relação ao Corinthians. No entanto, são, atualmente , os times mais poderosos do futebol brasileiro.


O duelo vem ganhando importância nos últimos cinco anos e agora terá uma decisão propriamente dita. A formação carioca e a paulistana se enfrentarão neste domingo (11), às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo único que vale a Supercopa do Brasil. A partida será exibida pela TV Globo e pelo SporTV.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No canal aberto, a narração será de Galvão Bueno, 70, que voltará a fazer a locução de um jogo após 14 meses. Ele foi liberado para trabalhar depois de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os favoritos de Dorival na nova era da seleção brasileira

Imagem de destaque
São Paulo

Renovação de Arboleda trava após ficar 'por detalhes'

Imagem de destaque
Dívidas

Santos breca busca por reforços e prioriza solução contra novo transfer ban

Imagem de destaque
Análise

Rivais do Corinthians na Sula vivem má fase em campo e polêmicas fora dele


O torneio, que chega à quarta edição ainda tentando consolidar sua importância, reúne o vencedor do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. A taça, por si, não tem sido exatamente alvo de grande cobiça. Porém, pelos oponentes envolvidos, tornou-se maior em 2021.

Publicidade


De 2016 para cá, o Palmeiras conquistou duas edições do Brasileiro, uma da Copa do Brasil e uma da Copa Libertadores. O retrospecto do Flamengo é semelhante no mesmo período -sem uma Copa do Brasil, mas com uma Recopa Sul-Americana.


Na estendida temporada 2020, concluída em março de 2021 após paralisações ligadas à pandemia, a polarização ficou bem estabelecida. O clube alviverde triunfou na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. O rubro-negro, além da citada Recopa, levou o Brasileiro.

Publicidade


É nesse contexto que ganha importância a Supercopa. O título não entrará na galeria das grandes conquistas de nenhuma das equipes, extremamente vitoriosas, mas será uma demonstração de força do ganhador diante daquele que hoje é seu grande adversário nacional.


"O Palmeiras conquistou dois títulos importantes na temporada passada. O Flamengo ganhou o Brasileiro. Agora, vamos para uma nova caminhada em 2021. O adversário é forte. Temos respeito", disse o técnico rubro-negro, Rogério Ceni.

Publicidade


Ele e o treinador alviverde, Abel Ferreira, têm o desafio de disputar uma decisão em um momento de início de temporada. Os dois elencos ganharam descanso após o atrasado término do calendário 2020 e já se reapresentaram com responsabilidades grandes.


No caso do Palmeiras, como campeões da Libertadores, os atletas estão envolvidos também na Recopa Sul-Americana. O time verde abriu a decisão em dois jogos contra o argentino Defensa y Justicia vencendo fora de casa e trabalha para levantar o troféu na quarta (14).

Publicidade


"Não queremos saber. Queremos jogar", disse o português Ferreira, um tanto irônico, irritado com o calendário apertado que encontrou ao cruzar o Atlântico. "Se acham que o melhor é ter uma Recopa com uma Supercopa no meio... A gente deixa para descansar quando for mais velho."


O momento do embate o torna mais imprevisível. Além da falta de ritmo, há desfalques certos, como os centroavantes Luiz Adriano e Pedro, o alviverde afastado por Covid-19, o rubro-negro fora de combate por lesão na coxa esquerda.

Publicidade


Também não farão parte do confronto os torcedores de Flamengo e Palmeiras -que alimentam rivalidade antiga, bem mais longa do que a atual disputa entre os times dentro de campo. Com a pandemia do coronavírus no auge em território brasileiro, as arquibancadas estarão vazias.


O jogo chegou a ficar em risco por causa de uma determinação do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) que estabelecia lockdown no Distrito Federal. O STJ (Superior Tribunal de Justiça), porém, atendeu a um recurso do governo distrital e suspendeu essa determinação.

Publicidade


FLAMENGO
Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Willian Arão e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabriel e Bruno Henrique. T.: Rogério Ceni


PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matias Viña; Felipe Melo, Zé Raphael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Willian, Rony e Breno Lopes. T.: Abel Ferreira

Estádio: Mané Garrincha, em Brasília
Horário: 11h
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade