A inscrição de Fernandinho para o Mundial de Clubes foi vetada. Essa é a informação que o Departamento Técnico da CBF enviou para a Federação Mineira de Futebol. Porém, o Atlético-MG ainda não confirma esta notícia e, segundo seu Departamento Jurídico, a situação ainda precisa ser analisada e a Fifa, que responde pela competição, não deu nenhuma notificação em relação ao caso.
O imbróglio envolve a contratação do jogador antes ou depois da janela de transferências internacional fechar - no dia 19 de julho. Pois, segundo a Fifa, os jogadores que não estavam no elenco dos times participantes do Mundial, antes do dia 19/7, não podem ser inscritos. Para trazer o camisa 11, a diretoria do Galo contou com uma manobra do staff do jogador, que o tirou do Al-Jazira-EAU para o Desportivo Brasil, clube satélite da Traffic, sendo que ele foi inscrito antes deste prazo-chave. Ele foi inscrito no BID no dia 14 de agosto. Ele veio com um ano de empréstimo.
Houve um envio de papel timbrado da CBF para a FMF, com a palavra 'indefirido' em relação à tentativa de inscrever Fernandinho no Mundial. Porém, o diretor jurídico do Atlético-MG, Dr. Lásaro Cândido, explicou que o Galo ainda espera uma notificação direta da Fifa, mesmo que o veto que partiu da CBF precisa ter a participação da entidade máxima do futebol.
Leia mais:
Palmeiras supera maior vilão da temporada
Herói do Flamengo é de Mandaguari, homem de confiança de Filipe Luís e é fã de Arrasca
Ratinho flagra produção assistindo jogo da seleção brasileira na Globo
Flamengo é salvo pela base, vence Cuiabá e segue com sonho do título
- Esse processo é ainda mais complexo. Existe essa informação, mas é algo que a Fifa não nos notificou. Parece que o Departamento Técnico da CBF fez essa decisão, mas é algo que cabe análise, recurso, é complexo - afirmou Lásaro, ao LANCE!Net.
O diretor disse que ainda trabalha com a confiança de inscrever Fernandinho. O jogador, assim como Dátolo e Emerson - reforços que vieram depois da janela - está na pré-lista de atletas que o Galo enviou para a Fifa, que conta, no total, com 35 nomes.
- Houve essa inscrição pré-eliminar. Há várias etapas. Estamos trabalhando e há a confiança. O Galo foca na tentativa de levar Fernandinho para Marrocos e, no caso do argentino e do zagueiro, as chances são bem menores. O atleta fica por fora disso tudo. Seus colegas também não possuem grandes informações sobre o caso. Fernandinho não falou com a imprensa nesta terça-feira, uma medida preventiva do Galo.
Caso não vá para o Mundial de Clubes da Fifa, Fernandinho deverá dar lugar para Luan. Como ponta-esquerda, o jogador é um dos destaques do Galo neste Campeonato Brasileiro. Ele anotou cinco gols.