Pesquisar

Canais

Serviços

Anthony Shkraba/Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Polêmica

Governo chinês proíbe tatuagens em jogadores convocados para seleção de futebol

Folhapress
31 dez 2021 às 16:06
Continua depois da publicidade

Os jogadores convocados para a seleção chinesa de futebol não poderão ter tatuagens no corpo. Aqueles que já as possuem terão de removê-las, segundo informações da AFP.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A medida, determinada pelo governo do país, tem como objetivo declarado conter hábitos considerados "vulgares" entre os jovens.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


É a última medida tomada pelos políticos da China contra o que consideram influências externas sobre a juventude. Nos últimos meses, têm sido tomadas medidas contra jogos online e programas de TV considerados ocidentais, como reality shows.


A determinação aos atletas de futebol foi publicada pelo Ministério dos Esportes na última terça-feira (28) e fala em "proibição formal de fazer novas tatuagens".


"Aqueles que já têm tatuagens são aconselhados a apagá-las. No caso de circunstâncias particulares, as tatuagens devem ser cobertas durante treinos e competições", diz o comunicado.

Continua depois da publicidade


Os treinadores das equipes de base estão proibidos de convocar jogadores tatuados. As pinturas no corpo são hábitos mal vistos em boa parte da sociedade chinesa.


Houve casos de jogadores enviados a campos militares onde poderiam receber orientações de cunho marxista.


A China está na disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 mas tem pequenas chances de classificação. A equipe tem cinco pontos conquistados após seis rodadas e está na 5ª posição no Grupo B. Para pelo menos ir para a repescagem, precisa terminar em terceiro, posição ocupada pela Austrália, que tem 11 pontos.


A única participação da China no Mundial aconteceu em 2002, quando foi eliminada na fase de grupos ao perder todos os jogos.

Veja mais vídeos sobre esportes

Continue lendo