Grêmio e Bahia empataram por 0 a 0 neste domingo, em Porto Alegre, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi ruim para os dois clubes. O time gaúcho, que jogava em casa e contava com uma vitória para se distanciar dentro do G4, por enquanto está na segunda posição, com 54 pontos. A distância para o quinto, porém, agora é de apenas dois pontos.
Já o Bahia tem 38 pontos e segue muito ameaçado pela zona de rebaixamento. Por enquanto o 17.º colocado é o Vasco, com 36, e na próxima rodada os baianos, se não vencerem, já podem aparecer na degola.
Neste domingo, jogando em casa, o Grêmio teve a iniciativa, esboçou alguma pressão, mas foi incapaz de tocar bola ou recorrer aos dribles para abrir caminho na bem colocada defesa do Bahia. Mesmo assim, recorrendo aos lançamentos longos, aos chutes de fora da área ou de bola parada, criou diversas oportunidades para marcar e foi perdendo todas.
Leia mais:
Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial
Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras
Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz
Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians
No início do primeiro tempo, Vargas cobrou falta que desviou na barreira e quase enganou Marcelo Lomba. Logo depois, Kléber, de sem-pulo, mandou uma bomba no ângulo, mas o goleiro espalmou. No final, um chute forte de Bressan foi para fora.
A pressão aumentou nos dez primeiros minutos do segundo tempo, quando Barcos perdeu mais quatro chances, cabeceando uma bola para fora, errando o chute depois de um cruzamento de Kleber, esperando muito para concluir um lance em que estava livre diante de Marcelo Lomba e mandando uma bola na trave. Aos 26 minutos, em contra-ataque, o Bahia assustou os gaúchos, mas Talisca chutou para fora.
Na tentativa de qualificar os movimentos de ataque, o técnico Renato Gaúcho substituiu os volantes Ramiro e Riveros pelos meias Elano e Zé Roberto, mas o ritmo do jogo não mudou. O Grêmio seguiu insistindo e o Bahia especulando no contra-ataque. Aos 48 minutos, na última conclusão da partida, Elano mandou a bola para fora.