Flamengo e Fluminense são dois dos clubes mais interessados no julgamento desta segunda-feira, que acontecerá na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Centro do Rio de Janeiro, às 17h, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, porém se a torcida rubro-negra torce por uma absolvição, há quem diga que torcer não vai adiantar muita coisa.
Francisco Horta, ex-presidente do Fluminense na década de 1970, e com uma curta passagem como diretor de futebol do Flamengo, acredita que o rubro-negro e a Portuguesa sofrerão uma verdadeira goleada no tribunal e, consequentemente, perderão os pontos pelas escalações irregulares de André Santos e Héverton, respectivamente.
- Vai ser 14 a 0! 5 a 0 nesta segunda-feira e 9 quando tentarem o recurso. Esse caso é tranquilo, é o "beabá" do direito desportivo. Portuguesa e Flamengo perderão pontos e sabem disso. Estão fazendo isso tudo porque têm vergonha do erro que cometeram. Um erro grave. Imagina você ser rebaixado porque "dormiu" desse jeito? Não pode! O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) está há mais de 20 anos em vigor e todos os clubes estão carecas de saber isso - disse Horta.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
O ex-dirigente, que também é Juiz de Direito, não acredita que o erro foi 100% do advogado da Portuguesa, Osvaldo Sestário, que está há mais de 9 anos trabalhando para o clube paulista.
- Hoje em dia, não é mais necessária qualquer ligação do advogado que representa o clube. É tudo automático. Todos os clubes tem um profissional que só trabalha com esse tipo de situação. Eles sabiam que os jogadores estavam suspensos e mesmo assim colocaram pra jogar. Não existe interpretação num caso como esse. Não adianta nada colocar torcida na rua, estão errados - falou lembrando que o Fluminense é mero expectador no caso:
- O Fluminense não é parte da história, não tem envolvimento com o que está acontecendo. Ele só está sendo beneficiado porque os caras "dormiram" - concluiu.