Pesquisar

Canais

Serviços

Tudo parado

Impactos do coronavírus nos eventos esportivos em todo o mundo

Folhapress
13 mar 2020 às 09:05
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

A quinta-feira (12) foi marcada por uma avalanche de adiamentos ou cancelamentos de eventos esportivos pelo mundo em razão da pandemia de coronavírus. Eles ocorreram no embalo do adiamento das eliminatórias sul-americanas de futebol para a Copa do Mundo de 2022 e da suspensão da temporada da NBA, ambos no fim da noite de quarta-feira (11).

O novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2, já atingiu mais de 128 mil pessoas ao redor do mundo -até a conclusão desta página-, com mais de 4.700 casos de óbito confirmados. O país mais afetado é a China, com mais de 80 mil contaminados e 3.000 mortes. Na Europa, a Itália é a nação mais afetada. São mais de 12 mil doentes e 800 mortes. No Brasil, são mais de cem infectados. Ainda não há casos fatais no país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saiba quais foram os principais impactos do coronavírus nos eventos esportivos do planeta durante o último dia, de acordo com os horários dos comunicados oficiais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Satisfeito

António Oliveira vibra por defesa do Corinthians e faz desafio ao elenco

Imagem de destaque
Entenda

Mundial, seleção e mais: por que Felipe Anderson foi da Europa ao Palmeiras

Imagem de destaque
Mercado da bola

Santos banca João Paulo e rejeita Rafael Cabral após tentativa em janeiro

Imagem de destaque
Tubarão

Volante Samuel Andrade chega para integrar o Londrina EC


Espanhol e Champions

Publicidade


O Real Madrid anunciou na manhã desta quinta-feira que um atleta da equipe profissional de basquete foi diagnosticado com coronavírus.


Com o diagnóstico, o time de futebol também entrou em quarentena. Isso porque os dois esportes compartilham as mesmas instalações do centro de treinamento, a Ciudad Real Madrid. Funcionários do CT também foram recomendados a se manterem em quarentena.

Publicidade


Após a notícia divulgada pelo clube espanhol, a LaLiga, organizadora do campeonato local, anunciou que o torneio de futebol será suspenso pelas próximas duas rodadas. O possível retorno às atividades será avaliado depois desse período.


A Uefa também anunciou nesta quinta, por volta de 13h, o adiamento das duas partidas da próxima terça-feira (17) da Champions League, válidas pela volta das oitavas de final. Juventus x Lyon e Manchester City x Real Madrid ainda não têm data para acontecer.

Publicidade


O time italiano está em quarentena após o zagueiro Daniele Rugani ter sido diagnosticado com coronavírus.


O atacante português Cristiano Ronaldo, que passava alguns dias em sua casa na Ilha da Madeira, permanecerá por lá até que a situação no clube seja normalizada.

Publicidade


Na rodada deste meio de semana da principal competição do futebol europeu, o PSG jogou em Paris contra o Borussia Dortmund (ALE) com portões fechados, enquanto o Liverpool atuou em casa e com estádio lotado frente ao Atlético de Madrid.


Por enquanto, a entidade que comanda o futebol na Europa não se pronunciou sobre a realização ou não dos jogos da Champions da próxima quarta-feira (18), entre Barcelona x Napoli e Bayern de Munique x Chelsea. Sabe-se até aqui que eles serão com portões fechados.

Publicidade


A Uefa tem marcada para terça (17) uma reunião que discutirá o futuro desse torneio, da Liga Europa e da Eurocopa-2020, com início previsto para junho e sedes itinerantes pelo continente europeu.


O Campeonato Português também foi suspenso por tempo indeterminado, segundo comunicado publicado às 14h. Às 18h30, foi a vez de a Federação Francesa de Futebol suspender suas competições.

Publicidade


Além de Rugani, o covid-19 foi confirmado em outro jogador italiano, às 11h30: Manolo Gabbiadini, da Sampdoria. Já por volta de 19h15, foi a vez do Arsenal (ING) divulgar que o treinador da equipe, Mikel Arteta, testou positivo para o coronavírus. O Campeonato Inglês segue sem restrições até o momento.


Tênis


A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) anunciou uma paralisação de seis semanas, que afeta sete torneios da elite do circuito, três deles da série Masters 1.000 (Indian Wells, Miami e Monte Carlo). Os dois primeiros já haviam sido cancelados quando a entidade definiu a suspensão. Os torneios premier da WTA (Associação do Tênis Feminino) em Indian Wells e Miami também foram cancelados.


Novo caso na NBA


Após a suspensão da NBA na noite de quarta (11), por tempo indeterminado, devido à confirmação da infecção do pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, um segundo jogador da equipe afirmou estar com o coronavírus: Donovan Mitchell, que ao lado de Gobert é o principal atleta da equipe.


Na última segunda (9), depois de conceder uma entrevista coletiva, Gobert fez deboche sobre o que considerava um exagero na reação ao surto. No fim do papo com os jornalistas, ele tocou todos os microfones e gravadores que estavam à sua frente.


"Gostaria de me desculpar publicamente com as pessoas que posso ter colocado em perigo. Naquele momento, eu não tinha ideia de que estava infectado. Fui descuidado", afirmou Gobert no Instagram.


Outras três ligas esportivas dos EUA anunciaram nesta quinta que suas atividades estão suspensas ou foram adiadas. São os casos da MLS (futebol), MLB (beisebol) e NHL (hóquei no gelo).


Copa Libertadores


A Conmebol, entidade que comanda o futebol sul-americano, decidiu suspender a principal competição de clubes do continente após os jogos desta quinta-feira.


A terceira rodada, que ocorreria de 15 a 21 de março, foi adiada e ainda não tem uma nova data. A quarta rodada está prevista para 7 de abril.


Athletico, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo são os times brasileiros na disputa.


F-1


No dia do início dos treinos para a estreia da temporada 2020 da F-1, no GP de Melbourne, a McLaren anunciou, por volta de 8h desta quinta, que não disputaria a corrida em território australiano, marcada para o domingo (15), após identificar um de seus funcionários com o novo coronavírus.


"A equipe se preparou eventualmente para isso e está oferecendo suporte ao seu funcionário, que agora entrará em período de quarentena. A escuderia está cooperando com as autoridades competentes para assistir suas investigações e análises", disse o time em comunicado.


O fato da de a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da organização da F-1 terem demorado a se pronunciar a respeito de um possível cancelamento ou adiamento levou o hexacampeão Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, a fazer críticas às entidades.

Só às 20h FIA e F-1 emitiram comunicado conjunto cancelando a prova. Nenhuma das entidades, no entanto, pronunciou-se a respeito da segunda etapa do Mundial, no Bahrein, de 20 a 22 de março.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade