Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Alega que foi consensual

Investigado por beijo em jogadora, presidente da federação da Espanha renuncia

Lincoln Chaves – EBC
11 set 2023 às 16:32

Compartilhar notícia

- Divulgação
Publicidade
Publicidade

O presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), Luis Rubiales, renunciou ao cargo. O dirigente é investigado pelo beijo dado na atacante Jenni Hermoso, da seleção feminina do país, em Sydney, na Austrália, logo depois de a equipe ter conquistado a Copa do Mundo. Ele alega que o ato foi consensual, o que é refutado pela atleta.


A saída de Rubiales – que, inicialmente, recusava-se a deixar o cargo – foi confirmada pela entidade em comunicado divulgado na noite de domingo (10). Conforme a nota, Rubiales ainda abriu mão da vice-presidência da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa, na sigla em inglês). A RFEF convocará eleições para ocupação do cargo, conforme o Artigo 31.8 do estatuto da federação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Fifa (Federação Internacional de Futebol) já havia suspendido o dirigente por 90 dias. Portanto, a RFEF está sendo dirigida, interinamente, pelo vice-presidente da entidade, Pedro Rocha Junco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Planejamento

Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025

Imagem de destaque
Mercado da bola

Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9

Imagem de destaque
Menino da Vila

Claudinho quer jogar no Santos em breve

Imagem de destaque
Em 2025

Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes


Rubiales ainda pode responder criminalmente por agressão sexual. Se condenado, a pena varia de um a quatro anos de prisão. 

Publicidade


Na última terça-feira (5), Jenni Hermoso acionou a justiça espanhola. Três dias depois, a promotora Marta Durántez Gil também fez denúncia, apelando às autoridades australianas para esclarecerem se o caso seria considerado crime no país.


O incidente repercutiu em todo o mundo e desencadeou reações contra o sexismo. Na Espanha, coletivos feministas se mobilizaram exigindo a saída de Rubiales. Em comunicado, 80 jogadoras espanholas – incluindo as campeãs do mundo – anunciaram que não voltariam a defender a seleção do país enquanto o dirigente permanecesse no cargo. Além disso, 11 integrantes da comissão técnica que foi ao Mundial demitiram-se em protesto.


Antes de Rubiales, a primeira mudança no escopo do futebol feminino espanhol foi a demissão do técnico Jorge Vilda, que deu lugar a Montse Tomé, primeira mulher a dirigir a seleção principal. Apesar do título mundial, Vilda não tinha bom relacionamento com algumas atletas da equipe, que chegaram a pedir a saída do treinador antes da Copa, contestando, em especial, a gestão de grupo do profissional.


Imagem
Londrina Futsal derrota Cianorte e vai à semifinal do Paranaense Feminino
O Londrina Futsal Feminino venceu o Guibon Foods/Cianorte no domingo
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade