Uma invencibilidade de 17 jogos em casa e o melhor desempenho dos últimos quatro anos como mandante. Essas são as marcas alcançadas pelo Corinthians na sua nova arena, apenas sete meses depois da abertura do estádio e a despedida do Pacaembu. O aproveitamento de 75,9% dos pontos (em 18 partidas) é superior ao registrado nas temporadas 2013, 2012 e 2011, além do apresentado no primeiro semestre deste ano. Em 2010, a equipe registrou 81,4% de aproveitamento nos jogos em casa.
No ano passado, o time comandado por Tite conquistou dois títulos, mas não obteve um desempenho melhor ao apresentado em Itaquera. Nos 36 jogos como mandante, o Corinthians somou 66,7% dos pontos disputados - foram 32 jogos no Pacaembu, com aproveitamento de 64,6% (20 vitórias, 12 empates e três derrotas).
Em 2012, mesmo com o título da Libertadores, o desempenho também foi inferior ao apresentado na nova arena. Há dois anos, a equipe mandou todos os 39 jogos no Pacaembu, com 25 vitórias e nove empates - rendimento de 71,8%. No ano em que ergueu a taça do Brasileirão, o desempenho foi praticamente o mesmo: 70,8%, em 32 jogos (apenas um confronto foi disputado longe da capital paulista). O Corinthians conquistou 21 vitórias e cinco empates.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
No centenário do clube, o time perdeu apenas três vezes como mandante. No Pacaembu, a equipe acabou derrotada em duas oportunidades: contra o Grêmio (1 a 0) e o Atlético-GO (4 a 3). No estadual, o revés deu-se diante do Paulista, pela contagem mínima, na Arena Barueri. Naquela temporada, o Corinthians obteve 26 vitórias e cinco empates nas 34 partidas que disputou.
REAÇÃO - Os números alcançados pelo Corinthians na sua nova arena contrastam com o resultado da estreia em Itaquera. Logo no primeiro jogo, o time alvinegro perdeu para o Figueirense por 1 a 0. Depois, sofreu o empate do Botafogo no último minuto da partida. A primeira vitória ocorreu depois da Copa do Mundo, no dia 16 de julho. Na ocasião, o Corinthians venceu o Inter por 2 a 1, gols de Guerrero e Fagner.
Na sequência, o time ainda perdeu pontos contra times que lutavam contra o rebaixamento no Brasileirão. O fato ocorreu diante de Bahia (1 a 1), Chapecoense (1 a 1) e Coritiba (2 a 2). A igualdade também fez-se presente diante do Fluminense (1 a 1). No total, o time conquistou 12 vitórias - nove delas no Brasileirão, incluindo os clássicos contra Palmeiras, São Paulo e Santos.
O ataque corintiano marcou 34 gols nos 18 jogos. Guerrero é artilheiro do estádio, com oito gols feitos. Luciano balançou as redes cinco vezes. Elias, por sua vez, marcou quatro gols, seguido de Fábio Santos (3), Renato Augusto (2) e Petros (2). Jadson, Fagner, Romero, Gil, Romarinho, Ralf, Felipe, Malcom, Anderson Martins e Bruno Henrique têm um gol cada. A defesa foi vazada em 14 oportunidades.