Pesquisar

Canais

Serviços

Negam ação política

Jogadores do Brasil lançam manifesto contra Copa América

Folhapress
09 jun 2021 às 10:12
- Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade
Publicidade

Muita gente não via a hora de o jogo entre a seleção brasileira e o Paraguai acabar no fim da noite desta terça-feira (8). O motivo era o prometido manifesto dos jogadores contra a Copa América no Brasil.


Com a publicação do protesto nas redes sociais, a revolta dos atletas com a realização da competição no Brasil deu lugar a um texto de tom mais brando, que nega qualquer tipo de ação política por parte do grupo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nota também não cita em nenhum momento a pandemia de Covid-19, apesar de falar em "razões humanitárias".

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Atlanta

Seleção feminina estreia contra Canadá no Torneio SheBelieves neste sábado

Imagem de destaque
Preparação

Teste na Libertadores dá opções para Abel mexer no Palmeiras para final

Imagem de destaque
"A partida quer tenho que jogar está nos tribunais"

Daniel Alves fala pela 1ª vez após deixar a prisão

Imagem de destaque
Nesta sexta

Prefeitura prorroga uso do VGD pelo Londrina Esporte Clube por mais 10 anos


"Quando nasce um brasileiro, nasce um torcedor. E para os mais de 200 milhões de torcedores escrevemos essa carta para expor nossa opinião quanto a realização da Copa América", assim começa o manifesto.

Publicidade


Sem citar qualquer tipo de movimentação política por parte do governo brasileiro ou a própria CBF, os atletas preferiram direcionar suas críticas à confederação sul-americana de futebol.


"Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil."

Publicidade


"Todos os fatos recentes nos levam a acreditar em um processo inadequado em sua realização", diz outro trecho do comunicado.


A publicação também não menciona o fato de o governo federal garantir a Copa América no Brasil após desistências de Argentina e Colômbia.

Publicidade


"É importante frisar que em nenhum momento quisemos tornar essa discussão política. Somos conscientes da importância da nossa posição, acompanhamos o que é veiculado pela mídia e estamos presentes nas redes sociais. Nos manifestamos, também, para evitar que mais notícias falsas envolvendo nossos nomes circulem à revelia dos fatos verdadeiros."


"Por fim, lembramos que somos trabalhadores, profissionais do futebol. Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à Seleção Brasileira."

Publicidade


Conforme a Folha revelou nesta terça, o texto foi construído após reuniões entre os 24 convocados por Tite e membros da comissão técnica. A definição das palavras a serem usadas e da mensagem exata ficou a cargo de Neymar, Casemiro e Marquinhos, líderes do elenco.


A Copa América começa no próximo domingo (13), com confrontos entre dez seleções, nas cidades de Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro.

Publicidade


O torneio terá sua abertura no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e será concluído no Maracanã, no Rio de Janeiro. Não haverá presença de torcedores nos estádios.


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diz ter colocado o país à disposição da Conmebol após um pedido da CBF, no último dia 31.

Publicidade


Na sexta (4), horas após ter sido denunciado por uma funcionária da CBF por assédio, o ainda presidente Caboclo -afastado do cargo dois dias depois- foi ao vestiário da seleção cobrar explicações do grupo sobre um possível boicote à Copa América. A relação entre o dirigente e os jogadores, então, degringolou de vez.


Após o afastamento de Caboclo por 30 dias, a princípio para que ele se defenda das acusações de assédio, o elenco decidiu jogar a Copa América.

Leia o manifesto na íntegra
"Quando nasce um brasileiro, nasce um torcedor. E para os mais de 200 milhões de torcedores escrevemos essa carta para expor nossa opinião quanto a realização da Copa América.
Somos um grupo coeso, porém com ideias distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil.
Todos os fatos recentes nos levam a acreditar em um processo inadequado em sua realização.
É importante frisar que em nenhum momento quisemos tornar essa discussão política. Somos conscientes da importância da nossa posição, acompanhamos o que é veiculado pela e mídia estamos presentes nas redes sociais. Nos manifestamos, também, para evitar que mais notícias falsas envolvendo nossos nomes circulem à revelia dos fatos verdadeiros.
Por fim, lembramos que somos trabalhadores, profissionais do futebol. Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à Seleção Brasileira."


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade