Pesquisar

Canais

Serviços

Ricardo Chicarelli/Londrina EC
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Nova comissão

Londrina EC aposta na ciência para subir de patamar

Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
06 jan 2022 às 09:15
Continua depois da publicidade

O sufoco para se manter na série B com a permanência sendo confirmada apenas na última rodada e dependendo de outros resultados, ligou o sinal de alerta no Londrina. Era preciso rever os planos e o planejamento para que o cenário de 2021 não volte a acontecer. O caminho encontrado foi apostar na ciência, algo fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade esportiva de alto rendimento.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O LEC buscou profissionais com este perfil, desde o treinador Vinícius Eutrópio até o renomado Antônio Carlos Gomes, responsável pela criação do departamento de Ciências do Esporte do clube. O professor e doutor em ciências esportivas chega ao Tubarão para integrar todas as áreas do futebol, com o objetivo de transformar o Londrina em referência na formação de atletas e, consequentemente, na montagem de times competitivos e vitoriosos. 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


"O futebol é uma das poucas modalidades que ainda resiste a entrada da ciência. Mas o futebol brasileiro não é mais líder mundial como sempre foi. Em termos de estrutura de tecnologia de inteligência ficamos para trás", afirmou Antônio Carlos Gomes, que já passou pelo Athletico, Corinthians e é consultor do COB (Comitê Olímpico do Brasil). 


O trabalho passa pelo reformulação das categorias de base, que ficarão interligadas ao time principal. Gomes lembra que a fábrica natural de jogadores brasileiros não existe mais e que cabe aos clubes agora a produção das novas revelações. 


"Não existe mais uma criança em cada esquina jogando bola e nem desenvolvendo a capacidade motora. Os clubes precisam entender que é preciso primeiro preparar o ser humano e depois o jogador. Se quisermos preparar só o jogador, não teremos sucesso. Vamos tentar vender uma mentira para o exterior e hoje ninguém compra mais mentira", frisou. 

Continua depois da publicidade


Saiba mais na Folha de Londrina.

Veja mais vídeos sobre esportes

Continue lendo