Em seu amistoso mais importante até aqui da pré-temporada 2014, o Londrina empatou com o Remo na noite deste domingo (15), no Mangueirão, em Belém do Pará. A partida sem gols agradou à equipe do Tubarão, que viu o jogo como uma boa preparação para o Campeonato Paranaense, que começa no dia 19 de janeiro. O calor do Norte do País foi apontado como um fator que atrapalhou o desempenho do LEC, especialmente na segunda etapa.
O destaque do jogo foi o lateral-esquerdo Paulinho, que apareceu bem no ataque e também segurou o ataque paraense na defesa. Na outra lateral, Maicon não teve a mesma sorte e deu muito espaço aos jogadores do Leão.
O jogo
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
O Londrina começou melhor, tocando mais a bola e dominando o campo de jogo. Logo aos 6 minutos, o lateral-esquerdo Paulinho invadiu a área e tocou para Lucas, que finalizou. A defesa conseguiu prensar, concedendo o primeiro - e único - escanteio a favor do Tubarão no primeiro tempo.
A partir dos 15 minutos, o Remo conseguiu equilibrar o jogo e passou a incomodar a defesa do Londrina. O goleiro Vitor, em sua primeira partida pelo Tubarão, passou a ser exigido pelo ataque paraense, sobretudo pelo atacante Val Barreto, o "Valotelli". As chegadas, no entanto, não incomodavam.
No final do primeiro tempo, o Londrina voltou a passar sufoco. Em boa jogada de Alex, Rodrigo finalizou o cruzamento e assustou o arqueiro londrinense.
"Viemos com o intuito de passar a maior parte do tempo com a bola, mas não conseguimos finalizar em gol", afirmou o volante Diogo Roque e entrevista à Rádio Paiquerê AM. "Um bom primeiro tempo, houve uma divisão de domínio e acredito que teríamos que ter finalizado melhor algumas bolas", concordou o capitão Sílvio.
O recém-contratado Paulinho, com velocidade e descidas ao ataque, foi o melhor do Londrina no primeiro tempo. Na outra lateral, o prata da casa Maicon não mostrou a mesma desenvoltura. Errando passes, cruzamentos e deixando o flanco direito do Londrina descoberto em diversas ocasiões, foi o pior jogador alvi-celeste na etapa inicial do jogo. Pior para o Londrina, uma vez que a defesa do Remo apresentava falhas em seu setor esquerdo, exatamente o disponível às subidas improdutivas de Maicon.
Na segunda parte do jogo, as equipes deram sinais de cansaço naturais desta etapa da preparação. O Londrina até começou bem, com Rone Dias acertando um belo chute que passou perto do gol do Remo.
No restante da etapa, no entanto, o time da casa passou a marcar presença em campo e tirou o espaço do Tubarão. Jogadores da defesa do Londrina, como Diogo Roque, Gilvan e Paulinho passaram a se destacar frustrando as incursões ofensivas do Remo.
A lateral-direita alviceleste continuou a apresentar problemas. Com as falhas de Maicon, os atacantes passaram a cair por ali, mas sem assustar o goleiro Vitor.
O Londrina teve sua grande chance aos 28 minutos, após grande jogada de Diogo Roque que deixou Joel em condições de marcar, mas o camaronês deu de calcanhar e a zaga colocou a bola para escanteio.
"Faltou o gol. Criamos bastante, principalmente no primeiro tempo, no segundo faltou um pouco, mas foi um resultado bom", disse o volante Anderson ao final da partida.
O goleiro Vitor, estreante da noite, gostou da movimentação. "Foi muito bom, a gente aproveitou a viagem longa para treinar, o Remo tem uma equipe qualificada, mas pude contribuir com algumas defesas e estou pegando ritmo de jogo", destacou.
"Foi um jogo de campeonato, testou questões técnicas, físicas e emocionais. Suportamos bem e acreditamos que será um ponto positivo para fazer jogos em casa e fora no Paranaense. Taticamente fomos bem no primeiro tempo e também no começo do segundo, mas depois houve um cansaço natural e caímos um pouco. Mas no geral eu gostei", avaliou o técnico Cláudio Tencati.
Violência
No meio do primeiro tempo, uma confusão em um setor da arquibancada do Remo obrigou a Polícia Militar paraense a intervir. Na briga, duas crianças foram feridas e dois homens foram detidos por terem sido identificados como participantes do confronto.