Mais que possibilitar uma vida saudável, o esporte pode também promover a inclusão social. Uma prova disso pode ser vista em Londrina de 6 a 9 de abril, durante a segunda etapa dos IV Jogos Abertos Paradesportivos do Brasil. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas (Abradecar) e conta com o apoio da Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (Adefil) e da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL).
Esta é a primeira vez que a cidade de Londrina recebe os Jogos Abertos. Devem participar 55 atletas, vindos de cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Eles vão disputar quatro modalidades: natação, atletismo, tênis de mesa e halterofilismo.
Levando em conta o desempenho da equipe londrinense nas últimas competições, as expectativas por bons resultados são grandes. Nas duas últimas competições paradesportivas do sul do país, a Adefil ficou em primeiro lugar.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
Segundo o presidente da Adefil, os Jogos Abertos são uma prévia do que será visto nos Jogos Regionais e nos campeonatos Brasileiro e Mundial. Conforme ele, os atletas buscam os melhores índices nas competições, para conseguir classificação.
Locais das provas
As provas de natação acontecem no Londrina Country Clube; as de tênis de mesa, ocorrem na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel). Já as competições de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina (Uel) e o halterofilismo vai ocorrer no Ginásio de Esportes Moringão.
A abertura oficial dos IV Jogos Abertos Paradesportivos do Brasil, etapa Londrina, será no dia 7 de abril, às 19h, no Moringão.