Já que Cristiano Ronaldo passou em branco na vitória sobre o Liverpool nesta terça-feira, e consequentemente não alcançou o recorde de Raúl, Messi o fez no dia seguinte. Nesta quarta, o Barcelona visitou o Ajax na Amsterdam Arena, venceu por 2 a 0, com dois gols do argentino. Agora, o craque é o maior marcador da história da Liga dos Campeões, com 71, ao lado de Raúl. O português tem 70. Ainda pelo Grupo F, o Paris Saint-Germain derrotou o APOEL por 1 a 0.
Com os resultados, catalães e franceses garantem suas vagas para as oitavas de final, e apenas disputam a liderança. A próxima rodada do Grupo F será no dia 25. O PSG recebe o Ajax, enquanto o Barça visita o APOEL. Pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona joga fora contra o Almería, enquanto o Paris Saint-Germain tem o clássico com o Olympique de Marselha em casa no domingo. O Ajax jora como visitante contra o Cambuur.
O JOGO
Os dois times têm estilos parecidos de jogar, valorizando a posse de bola e exercendo pressão alta na marcação. O Barcelona teve o seu poderoso trio de ataque com Messi, Suárez e Neymar. O Brasileiro caiu mais pela esquerda buscando arrancadas, enquanto os outros dois se mexiam mais pelo centro e pela direita.
Leia mais:
Palmeiras bate o pé e jogo contra Atlético-GO terá duas torcidas
Gaviões avança em negociação para criar vaquinha que visa quitar arena do Corinthians
Times do Paranaense apostam em manutenção de treinadores para 2025
Marta fala que Copa no Brasil 'não é meta', mas se diz 'disposta a ajudar'
Rapidamente saiu o gol de Neymar, mas foi bem anulado. Depois disso, o jogo ficou um pouco duro, com um cartão amarelo para cada lado. Com os nervos em seus lugares, o jogo ficou equilibrado. O Ajax quase marcou um golaço com Andersen, e o Barça com Alba. Até sair o gol, e meio esquisito até.
Messi cobrou falta muito bem, Cillessen conseguiu evitar. Na volta, o Barça recuperou a bola e depois ela veio pelo alto, na linha de fundo, quase na saída da área. O goleiro veio meio atrapalhado e perdeu lance fácil para Bartra. O zagueiro centrou e achou Messi, que venceu de Van Rhijn no alto e cabeceou para o gol. Até o intervalo, o Ajax ficou perdido e nada fez.
Na volta do intervalo, o Ajax veio batendo cabeça e demonstrava nervosismo. Aos poucos foi se ajeitando, e teve boas chances. Mas esbarrava em algumas dificuldades, e nada de sair o gol do empate. O Barça, assustado, voltou a controlar o jogo, e quase saiu o gol de Suárez, que seria o seu primeiro pelo time. Ficou na cara de Cillessen, mas chutou em cima do goleiro. Nem Messi aproveitou o rebote.
Pouco depois, o jogo ficou ainda mais equilibrado. O Ajax precisava do gol para ainda sonhar com oitavas de final. Colocou até bola na trave com Milik. Mas e então veio uma arrancada daquelas de Messi, Veltman parou e foi expulso. E acabou "encerrando" a partida para os holandeses.
Com o Ajax mais frágil, Messi aproveitou para fazer história. Pedro, que tinha acabado de entrar no lugar de Neymar, recebeu pela esquerda e deixou o argentino na cara do gol para ampliar e fazer o seu 71º pela Champions e igualar Raúl.
PSG X APOEL
Na França, o Paris Saint-Germain jogou em marcha lenta, e conseguiu vencer o APOEL por 1 a 0 com gol logo nos primeiros segundos da partida, e conseguiu garantir a vitória sobre os cipriotas, que assegurou a vaga nas oitava de final.
Lucas, que voltou a ser titular e a ser importante para o PSG, fez boa jogada na lateral, cruzou rasteiro para o uruguaio, que dominou e virou chutando. O goleiro aceitou.