O Schalke 04 confirmou oficialmente nesta quinta-feira que Michel Bastos deixou o clube, depois de manifestar seu desejo de sair da equipe alemã apenas sete meses depois de ter sido contratado. O jogador brasileiro havia sido adquirido por empréstimo junto ao Lyon, da França, e firmado um acordo que previa sua continuidade na Alemanha até 30 de junho de 2014.
Porém, o Schalke resolveu abrir mão de brigar pela permanência do versátil atleta de 29 anos, que ao longo da sua carreira já atuou nas duas laterais, como meia e também como atacante. A facilidade para atuar em diferentes posição acabou pesando para que o técnico Dunga levasse o jogador para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
O Schalke tinha, por contrato, a prioridade de compra dos direitos econômicos de Michel Bastos, mas resolveu não exercer essa opção, rescindindo o atual compromisso de empréstimo e deixando o Lyon livre para negociar o jogador com outro time. Agora fora da equipe alemã, ele pode estar próximo de acertar a sua transferência para o Al Ain, da Arábia Saudita, segundo informações noticiadas nos últimos dias por veículos das imprensas alemã e árabe.
Emprestado pelo Lyon em janeiro, Michel Bastos disputou apenas 17 partidas pelo Schalke 04, mas teve papel importante na reta final da temporada passada do futebol europeu, ajudando o time a terminar o último Campeonato Alemão na quarta posição, na zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.