Envolto em expectativa, Nilmar será apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira pelo Internacional. Mas o atacante já está fazendo trabalhos físicos - em dois turnos -, embora não haja uma data para a estreia do jogador com a camisa colorada. O coordenador da preparação física, Élio Carravetta, não aponta nenhuma partida provável para a primeira entrada em campo do atleta. E afirma que trabalha para colocá-lo em campo por 90 minutos, ainda que a bagagem física possa impedir que isso aconteça.
Nesta semana, Nilmar se dedicou a uma primeira fase de trabalhos com Carravetta. Treinou na tarde de terça, e em dois turnos nesta quarta e quinta. Repetirá o trabalho nesta sexta e no fim de semana. Só que Carravetta espera justamente os primeiros exercícios de Nilmar para traçar um cronograma mais detalhado. Diz que precisa de resultados de testes físicos e laboratoriais que ainda estão em andamento. No domingo, se encerra esta primeira etapa de treinos. Que dirá quanto tempo o atacante precisará ficar sob os cuidados de Carravetta, no retreinamento.
- Nosso trabalho é para que ele fique totalmente em condições de jogar quando liberado. Que não entre "a conta gotas". Claro que é possível que não aguente, mas não é interessante para nós neste momento que entre aos poucos - comentou Carravetta ao L!Net.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
É até provável que o atacante não aguente uma partida inteira em sua volta. Estava parado desde abril, quando disputou a última partida pelo El-Jaish. Apesar de ter feito parte da pré-temporada com o clube e treinamentos com o seu fisioterapeuta na época de Inter, em Porto Alegre, não estará no mesmo nível competitivo que os demais jogadores do elenco colorado.
Estes trabalhos, ainda que leves, de fisioterapia, facilitam o retorno do atacante. Após um período de treinamento com Carravetta, com progressão do uso de cargas, o jogador passa a ficar sob os cuidados do preparador físico Cristiano Nunes. Será dele o "ok" para que Abel Braga possa utilizá-lo. O prazo segue indefinido.
- É prematuro colocar qualquer data, tem que ver os resultados destes testes que ainda estão em andamento. Com base nas informações, defino o período que ele treina comigo. Aí depois passa a treinar com o Cristiano, e aí ele que vai liberá-lo para os jogos - explicou Carravetta.
Quando no período que permaneceu em Porto Alegre, Nilmar treinou com o fisioterapeuta Mauren Mansur, com o qual já havia trabalho na sua passagem anterior no Inter. Além disso, o biotipo do camisa 7 também é de manter-se em seu peso. O ritmo de competição, terá de adquirir em meio ao furacão da disputa do Brasileirão.
Mesmo que estivesse liberado fisicamente, Nilmar ainda não foi regularizado pelo Colorado. A busca é por colocá-lo no BID ainda nesta sexta-feira. Mas a situação ainda pode demorar mais - legalmente, o El-Jaish tem 15 dias para liberar a transferência no sistema on-line da Fifa.