Anunciado pelo presidente Alexandre Kalil na madrugada deste domingo, Anelka chega ao Atlético-MG para recuperar o futebol que lhe transformou em uma das promessas francesas no fim da década de 1990. A queda de rendimento do atleta nos últimos cinco anos é evidente. Desde que deixou o Chelsea, em 2012, ele não conseguiu se firmar nos clubes pelos quais passou.
Na temporada 2010/2011, o atacante não faturou títulos, mas contou com números razoáveis e foi um dos pilares da equipe formada pelo técnico Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid (ESP). O centroavante atuou em 46 partidas, sendo 38 na condição de titular. Ele ainda marcou 16 gols e deu passe para outros oito.A inclinação na carreira do francês se iniciou na temporada seguinte.
Ainda pelos Blues, ele disputou apenas 15 jogos, sendo nove como reserva. E ele anotou somente um tento, além de dois toques que culminaram em comemorações de seus companheiros. O desempenho abaixo da média o levou para o Shangai Greenland (CHN), onde fez 24 partidas, todos entre os prediletos do treinador. Ele ainda marcou três gols e deu seis assistências.
Leia mais:
Título do algoz Flamengo aumenta esperanças do Corinthians por Libertadores
Quem são os 'reforços' confirmados por Abel no elenco do Palmeiras de 2025?
G7 no Brasileiro faz gigantes sonharem com Libertadores
Gabigol 'rouba' holofotes em título do Flamengo ao anunciar saída
A passagem pelo futebol asiático não durou muito tempo. No ano seguinte, ele vestiu as cores da Juventus (ITA) e faturou o Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália. Anelka, no entanto, entrou em campo apenas em três oportunidades, sempre na condição de suplente.
O último clube, antes do Atlético, na carreira de Anelka foi o West Bromwich Albion (ING). O período na agremiação inglesa, onde fez 12 jogos, com dois gols anotados, foi marcado pela quenelle, gesto anti-semita. Ele chegou a ser punido pelos organizadores da Liga Inglesa.
Forma de Anelka desde 2010:
2010/2011 – Chelsea (ING): 46 jogos / 16 gols / 8 assistências
2011/2012 – Chelsea (ING) e Shangai Greenland (CHN): 38 jogos / 4 gols / 8 assistências
2012/2013 – Juventus (ITA): 3 jogos / 0 gol / 0 assistência
2013/2014 – West Bromwich Albion (ING): 12 jogos / 2 gols / 0 assistência