Pesquisar

Canais

Serviços

Confira o vídeo!

Palmeiras perde do Tigres e se despede de chance de título do Mundial

Luciano Trindade - Folhapress
08 fev 2021 às 08:52
- Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Publicidade
Publicidade

Uma semana após o êxtase pela conquista de seu segundo título da Libertadores, o Palmeiras viveu neste domingo (7) a frustração de não passar da semifinal do Mundial de Clubes da Fifa e perder a chance de buscar o inédito troféu da competição.


No Qatar, time alviverde teve atuação ruim e acabou derrotado pelo Tigres (MEX), por 1 a 0.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O clube paulista, assim, torna-se o quinto sul-americano a se despedir da competição antes da final desde 2005, quando a Fifa adotou o formato atual do torneio.
Internacional (2010), Atlético-MG (2013), Atlético Nacional-COL (2016) e River Plate-ARG (2018) foram os outros clubes que entraram na disputa como vencedores da Libertadores e também não tiveram a oportunidade de disputar a decisão.

Leia mais:

Imagem de destaque
3 a 0

Brasil derrota Japão nos pênaltis para garantir 3º lugar na SheBelieves

Imagem de destaque
Na quinta

Palmeiras poupará titulares na Libertadores para 'equilibrar elenco'

Imagem de destaque
Entenda

Flamengo: Gerson assume liderança fora do campo enquanto tenta antecipar volta

Imagem de destaque
Lateral-esquerdo

Santos prepara renovação de Felipe Jonatan de olho em venda futura


Mesmo presentes em 15 das 16 edições do Mundial, os mexicanos nunca haviam avançado até a final. O Tigres, portanto, terá a chance de buscar um título inédito para o país –na decisão, enfrentará o vencedor do duelo entre Bayern de Munique (ALE) e Al-Ahly (EGI), nesta segunda-feira (8), às 15h.

Publicidade


Com o Qatar fechado a turistas devido à pandemia de Covid-19, apenas residentes puderam acompanhar a partida no estádio, que teve sua capacidade de 45 mil pessoas limitada a 30%. Os cerca de 13 mil lugares disponíveis, no entanto, não foram totalmente ocupados.


Entre os presentes, alguns palmeirenses espalhados nas arquibancadas devido à determinação de adotar o distanciamento social demonstravam aflição com o desempenho da equipe.

Publicidade


Abel Ferreira optou por mandar a campo a mesma formação que iniciou a final da Libertadores diante do Santos, partida em que os palmeirenses venceram por 1 a 0, gol de Breno Lopes.


O herói do titulo continental, porém, não pôde ser inscrito no Mundial porque o regulamento da Fifa veta a presença de atletas que tenham sido contratados após o fechamento da janela internacional. Em campo, o Palmeiras sentiu justamente a falta de alguém com a estrela dele.

Publicidade


O fato de Weverton ter sido o grande nome do primeiro tempo, por fazer três grandes defesas, já indicava ao time de Abel que não seria fácil superar os mexicanos. González e Gignac exigiram atuções do goleiro para evitar que a meta palmeirense fosse vazada.


Apenas Rony, em chute de fora da área, fez Guzmán trabalhar. Os brasileiros pouco aproveitavam a forma adiantada como o goleiro se posicionava, quase como um líbero. Ainda que a etapa inicial tenha acabado com equilíbro na posse de bola, o Tigres esteve mais perto do gol.

Publicidade


E não foi diferente no início do segundo tempo, mas desta vez nem Weverton salvou. Aos 7 minutos, Luan puxou González na área: pênalti. Na cobrança, Gignac abriu o placar, aos 8.


Como resposta, Abel fez três mudanças quase em sequência. Mas nem as entradas de Patrick de Paula, Felipe Melo e Willian fizeram o time recuperar a presença que tinha no meio de campo, setor em que tinha vantagem até sofrer o gol.

Publicidade


Nervoso, o Palmeiras passou a errar passes na busca pelo empate. Alguns jogadores mais nervosos abusavam de faltas bobas, ficavam em impedimento e pareciam desatentos em lances importantes.


Demonstrando mais tranquilidade, o Tigres soube frear o ritmo do jogo para segurar a vantagem até fim e fazer história para o futebol mexicano.

Publicidade


Confira o gol:



PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo (Felipe Melo), Zé Rafael (Patrick de Paula), Gabriel Menino (Willian) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.


TIGRES (MEX)
Guzmán; Rodríguez, Reyes, Meza e Salcedo; Dueñas (Meza), Rafael Carioca, Pizarro, Quiñones (Fulgencio) e Aquino (Sierra); Gignac. Técnico: Tuca Ferretti.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 1 TIGRES
Motivo: Semifinal do Mundial de Clubes 2020
Local: Estádio Education City, em Doha (Qatar)
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie (Holanda)
Assistentes: Mario Diks (Holanda) e Hessel Steegstra (Holanda)
VAR: Kevin Blom (Holanda)
Cartões amarelos: Gabriel Menino (Palmeiras) e Luan; Aquino e Guzmán (Tigres)
Gols: Gignac, do Tigres, aos 4min do segundo tempo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade