Como acontece em toda final de temporada, a torcida tenta se lembrar de quem pertence ao clube e quem pode retornar de empréstimo para a próxima temporada. E no Palmeiras isso não é diferente. No total, o clube conta com 11 jogadores espalhados pelo futebol brasileiro, mas a lista não arranca suspiros nem da comissão técnica e nem da diretoria, sendo que nove destes atletas retornarão ao clube no término deste ano para definirem suas situações visando 2013.
Tanto que a tendência é aproveitar apenas dois jogadores emprestados e outros dois ficarão sob observação. Da lista, o grande reforço para 2013 deve ser o volante Souza, que faz um bom Campeonato Brasileiro pelo Náutico. Ele tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2013 e está certo para a próxima temporada.
Outra cara "nova" na equipe é o já conhecido polivalente Wendel. O jogador que atua em várias posições, mas tem como prioridade ser volante, também possui contrato até o fim da próxima temporada e é uma das apostas do técnico Gilson Kleina, que anteriormente o levou para a Ponte Preta, clube defendido pelo atleta atualmente.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Outros dois jogadores ficarão sob observação. O goleiro Deola, hoje no Vitória, pode ficar no Palmeiras já que Bruno está longe de ser unanimidade no gol. E na lateral esquerda Kleina pode dar alguma chance para Gerley, que atuou pouco pelo Palmeiras até ser emprestado para o Bahia, pelo qual também não conseguiu ter uma boa sequência.
O restante da lista de emprestados deve ser liberado para procurar outros clubes. O zagueiro Maurício, que está no Joinville e ficou famoso por trocar socos com o atacante Obina em 2009, em um jogo contra o Grêmio, tem contrato até o fim deste ano e o compromisso não será renovado. O mesmo deve ocorrer com o volante Chico, que está no Coritiba.
Fabinho Capixaba, Tinga, Daniel Lovinho, Tadeu e Vitor não ficarão. Os quatro primeiros até fazem parte do atual elenco, pois retornaram de empréstimo antes mesmo do término do contrato, mas apenas participam dos treinos e não estão sendo aproveitados por Kleina. A ideia da diretoria é usá-los como moeda de troca para a contratação de novos jogadores.
Confira a lista, a situação de cada um, clubes atuais e tempo de contrato:
Quem fica
Souza: destaque do Náutico. Tem contrato até dezembro de 2013.
Wendel: disputa posição na Ponte Preta. Contrato até dezembro de 2013.
Quem pode ficar
Deola: titular do Vitória na Série B. Tem contrato até dezembro de 2015.
Gerley: pouco aproveitado no Bahia. Tem contrato até julho de 2014.
Quem não deve ficar
Tinga: dispensado pelo Ceará, voltou ao Palmeiras em setembro e chegou a ocupar o banco na última partida. Tem contrato até junho de 2015.
Fabinho Capixaba: dispensado pelo Criciúma, também voltou em setembro e tem vínculo até abril de 2013.
Daniel Lovinho: voltou de empréstimo do Terengganu, da Malásia. Seu contrato vai até dezembro de 2013.
Tadeu: dispensado pelo Grêmio Barueri, é outro que treina com os profissionais desde setembro. Seu vínculo se encerra em junho de 2013.
Vitor: compõe o time do Goiás. Tem contrato até dezembro de 2013.