O Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA) decidiu adotar luto por três dias durante as competições dos XV Jogos Pan-Americanos, por causa do acidente com o avião da TAM, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A nota divulgada pelo comitê diz ainda que durante o período de luto será observado um minuto de silêncio antes da primeira prova do dia em todas as modalidades das competições individuais e coletivas das quais participam atletas brasileiros.
A ODEPA também determinou que as bandeiras sejam hasteadas a meio-pau e que os pavilhões dos países durante a premiação das medalhas não sejam içadas até o topo.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
O Airbus 320 decolou de Porto Alegre às 17h16 de ontem (17), com destino a Congonhas, sem escalas. Havia previsão de pousar às 18h50. Pelos relatos de autoridades, o avião não conseguiu parar na pista, derrapou, tentou virar para a esquerda, atravessou a pista da avenida Washington Luis e bateu de frente com um terminal de cargas da empresa. 186 pessoas estavam a bordo da aeronave.