Maior jogador da história do Santos, Pelé lamentou o imbróglio envolvendo a negociação de Neymar com o Barcelona (ESP). Diante da divergência sobre os valores da transação, o Rei do futebol mostrou-se chateado pelo fim da identidade que os jogadores criavam com seus clubes, especialmente por conta da ação de empresários.
- É lamentável, não tenha dúvidas que é algo triste. Eu tive proposta para ir para todo time da Europa, mas estava bem no Santos, e naquela época era diferente. O Santos estava em uma fase boa, e não saí. Agora tem os empresários, que não pensam nos clubes quando pegam o jogador. Ele está pensando no que vai faturar e isto é triste hoje. Antes, o jogador queria ficar para o resto da vida no clube de coração. Hoje, joga um, dois anos e o empresário coloca em outro clube. É algo chato o que aconteceu com o Neymar - disse, em entrevista à ESPN.
O grande impasse surgiu com a descoberta do recebimento de 40 milhões de euros (R$ 132,6 milhões) pela empresa N&N Consultoria Esportiva, do pai de Neymar, na negociação do atacante com o Barcelona, em 2013 - 10 milhões foram pagos ainda em 2011. Já o Santos, diz ter recebido 17,1 milhões (R$ 56,7 milhões) - os valores foram aprovados pelo Conselho Fiscal, no ano passado. O clube ainda alega que não sabia do valor entregue ao pai do atacante.
Leia mais:
Leila promete boas-vindas a John Textor em meio a alfinetadas e tensão
São Paulo não prioriza atacante e só vai atender Zubeldía se vender atletas
Flamengo adia renovação de Pulgar, que aguarda valorização para ficar
Por que Flamengo e Corinthians não se entendem em negócio por Hugo Souza
Toda a confusão, que gerou até a renuncia do presidente do clube catalão, Sandro Rosell, é vista por Pelé como um fator que possa atrapalhar o futuro do esporte. Para justificar sua posição, ele citou o caso de Montillo, que está de saída do Santos rumo ao Shandong Luneng, da China.
- Que não atrapalhe os outros que estão para vir, nem o próprio futebol. Hoje você já não tem a garantia de que o torcedor gosta do time, do jogador. O torcedor está confuso também, porque o empresário coloca onde ele vai ganhar mais um pouco. O Montillo era o melhor jogador do Cruzeiro, colocaram no Santos, ficou um ano e já tiraram ele de lá, que era um dos mais experientes. É triste, mas é a vida - completou.