Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Pluri Consultoria coloca a torcida do Grêmio como a mais fanática do Brasil fazendo paralelo com o número total de torcedores. Em segundo lugar vem o rival Internacional. Nos quesitos absolutos, o Flamengo lidera o ranking, seguido pelo Corinthians.
Foram dois conceitos utilizados. O primeiro, relacionar o percentual de torcedores fanáticos dentro do total absoluto de torcedores. E o segundo contar o número de torcedores de cada clube que responderam à pesquisa como fanáticos. Os pesquisadores dividiram os torcedores em quatro categorias: Fanáticos, Torcedores, Simpatizantes e Indiferentes.
O Tricolor gaúcho foi quem teve o maior percentual daqueles que se disseram fanáticos. Foram 22,48% do total estimado de 7 milhões de gremistas. É quase o dobro da média de "fanáticos" do Brasil, com 24%. Dos chamados Engajados, que englobam Fanáticos e Torcedores, o Grêmio tem 79%. O Inter, rival gremista, tem 19,4% dos torcedores Fanáticos, e o Atlético-MG vem em terceiro, com 17,2% e o Santa Cruz em quarto, com 16,3%.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Nos números absolutos, Flamengo e Corinthians lideram, pelo maior número de torcedores disparado. Os cariocas tem 3,9 milhões de torcedores Fanáticos, de um total de cerca de 30 milhões de flamenguistas no Brasil. Os paulistas são vice-líderes, com 3,7 milhões de fanáticos, de um montante de 26, 1 milhões de torcedores. Os gremistas aparecem em colocação destacada novamente. Mesmo com menos torcedores que São Paulo e Palmeiras, por exemplo, tem número absoluto maior, com 1,6 milhões de gremistas.