Artilheiro do Campeonato Inglês pelo Liverpool, Luis Suárez era a grande esperança da seleção uruguaia para a Copa. Afinal, dos principais nomes do grupo que foi semifinalista do Mundial passado, só ele continuou jogando em altíssimo nível, enquanto Lugano e Forlán, entre outros, caíram de rendimento. Mas a lesão a 20 dias da Copa, que o deixará afastado dos gramados pelo menos até o início da competição, causa apreensão geral.
"Qualquer jogador ou qualquer uruguaio teria dado o seu joelho a Luis (Suárez) para que ficasse bem. Ele é nosso principal jogador, mas agora já aconteceu e temos que mandar energias positivas. Se o Luis não melhor, vamos ter que dar mais do que damos sempre, porque ficará mais difícil", comentou Diego Lugano, capitão do time uruguaio.
Para o zagueiro, que viu a torcida do São Paulo gritar "volta Lugano" no jogo de sábado, diante do Grêmio, os brasileiros estão fazendo "alguma mandinga" contra o Uruguai. "Nas Eliminatórias, quase ficamos fora; depois fomos cabeça de chave após 40 anos e ganhamos o grupo mais difícil; chegamos com todos os jogadores em grande nível e justo o melhor se machuca a 20 dias da Copa. Parece que alguém no Brasil não quer que o Uruguai chegue bem."
Leia mais:
Guardiola se anima com o Brasil, e CBF prepara 'grande jogada', diz site
Zubeldía não conta com dupla gringa e São Paulo aguarda para definir futuro
Com mudança no calendário, Campeonato Paranaense deve ser antecipado
Finais da Taça FEL de futebol amador serão realizadas neste domingo em Londrina
Luis Suárez precisou ser submetido às pressas a uma cirurgia no menisco na quinta-feira. "Fiquem tranquilos que vou estar (na Copa do Mundo) e trabalharei muito duro nestes dias para estar 100% e ajudar meus companheiros", declarou o atacante, em entrevista ao jornal uruguaio La Nación.
Apesar do otimismo de Suárez, a situação não parece tão simples assim. Em comunicado oficial, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) preferiu apontar apenas que "a participação dele na Copa do Mundo no Brasil não está descartada". De acordo com a entidade, a cirurgia no menisco externo do joelho foi realizada com sucesso.
A apenas 20 dias para a estreia do Uruguai no Mundial, a situação do principal jogador da equipe é preocupante. Mesmo que se recupere a tempo de disputar a competição, como garantiu que fará, ele dificilmente estará 100% fisicamente, já que passará os próximos dias fazendo apenas fisioterapia, sem participar dos treinos. O período de recuperação, aliás, deve ser de 15 a 20 dias.
AMISTOSO
No sábado, a seleção uruguaia fez um amistoso beneficente contra um combinado da região de Flores, vencendo por 10 a 0. Sem Suárez e poupando Cavani, Tabárez escalou o time com Muslera; Diego Lugano, Sebastián Coates, Martín Cáceres e Maximiliano Pereira; Egidio Arévalo Ríos, Walter Gargano, Álvaro Pereira e Gastón Ramírez; Diego Forlán e Abel Hernández.
Abel, que foi o substituto de Suárez, fez quatro gols. Cristhian Stuani (dois gols), Gastón Ramírez, Diego Forlán, Álvaro González e Alejandro Silva também contribuíram para a goleada. Eguren, do Palmeiras, e Lodeiro, do Corinthians, ficaram entre os reservas e entraram no intervalo.