Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Planejamento

Reunião em Fortaleza trata planos operacionais da Copa

Agência Estado
08 abr 2014 às 13:22

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Sem o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que foi chamado às pressas a Brasília, Fortaleza está abrigando reunião de planejamento operacional para a Copa do Mundo de 2014, marcada para começar daqui a pouco mais de dois meses, em 12 de junho. O encontro, no Centro de Eventos do Ceará, reúne mais de 100 entidades envolvidas nos setores de segurança, comunicação, mobilidade urbana, hospedagem, transporte e entes federais, estaduais e municipais.

O maior gargalo que a reunião comandada pelo secretário executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa (GeCopa), Luís Fernandes, é a mobilidade urbana. Dentro da matriz de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, nenhuma das quatro obras de mobilidade prometidas foi ainda finalizada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O entorno do Castelão, um dos 12 estádios do Mundial, estava em obras até a semana passada, mas os operários que constroem um túnel nas proximidades da arena pararam as atividades reclamando melhores condições de trabalho e de salários. Até a Avenida Alberto Craveiro, que já tinha sido entregue há 10 meses para Copa das Confederações, está passando por reparos. Há buracos nas pistas e os canteiros estão sendo recuperados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Otimismo para 2025

Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo

Imagem de destaque
Rota do Futebol SP

São Paulo cria guia turístico do futebol paulista

Imagem de destaque
Com 29 gols em 2024

Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro

Imagem de destaque
Sem alvos definidos

Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início


Falta ainda concluir as melhorias das outros duas vias de acesso ao Castelão: avenidas Paulinho Rocha e Silas Monguba. A promessa da Prefeitura de Fortaleza é a de que tudo fique pronto a uma semana do início da Copa.

Publicidade


Outra preocupação é com a comunicação. Na reunião desta terça as operadoras Oi, Tim, Claro e Vivo expuseram suas dificuldades de oferecer uma telefonia móvel compatível com o evento. Há reclamação é a de que não há antenas suficientes.


SEGURANÇA
Um dos principais pontos de alinhamento no encontro é a segurança. "Vamos tolerar as manifestações. Não podemos é tolerar vandalismo", disse antes do evento, Luis Fernandes. Estão programadas várias manifestações do movimento "Não Vai Ter Copa" para os meses de maio, junho e julho em Fortaleza.

Publicidade


Fernandes também respondeu a questões relativas ao aeroporto internacional Pinto Martins, que terá que montar um estrutura provisória para receber os torcedores. "Será uma estrutura compatível e não faremos feio", promete.


A reunião promovida pelo Ministério do Esporte, Comitê Organizador Local, setores estratégicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, segue até o final da tarde desta terça. Ao lado de Luís Fernandes está o gerente geral de Estádios e Instalações do Comitê Organizador Local (COL), Roberto Siviero; o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, e a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macedo.

O encontro discute ainda medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do evento.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade