Pentacampeão da NBA, o ex-jogador Dennis Rodman desembarcou nesta segunda-feira em Pequim (CHN) após permanecer uma semana em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, onde encontrou com o ditador King Jong-Un e disputou uma partida de exibição de basquete para comemorar o aniversário do mandatário. Ele se redimiu de antigas declarações e se mostrou frustrado por não poder interceder na prisão de Kenneth Bae, missionário americano que foi sentenciado a 15 anos de prisão na Coreia do Norte, após ser considerado uma ameaça ao governo.
- Eu não pude fazer nada. Eu não sou presidente, não sou um embaixador, apenas sou um indivíduo que quer mostrar ao mundo que nós podemos ser felizes juntos por um dia - explicou Rodman, que na semana passada havia declarado que a culpa era do próprio Kenneth Bae por ter sido preso, mas pouco depois se desculpou ao dizer que havia bebido antes da entrevista.
O ex-astro da NBA ainda deu declarações emotivas no aeroporto. Muito criticado nos Estados Unidos em razão de sua ligação com os norte-coreanos, Rodman declarou amor ao seu país.
Leia mais:
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians
Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino
- Eu amo o meu país, amo a América, e nunca o vou trocar por nada no mundo - acrescentou. Entretanto, Rodman encontrou espaço em suas declarações para elogiar o país asiático. Ele definiu como incrível a oportunidade de visitar a Coreia do Norte. Esta foi a quarta vez que o ex-atleta foi ao país em menos de um ano.
O governo americano acusa constantemente a Coreia do Norte de violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, além de ameaçar a paz e a seguraça internacional. O país, que se mantém sob um regime comunista, vez por outra faz ameaças de ataque aos Estados Unidos.
Em sua carreira no basquete, Rodman foi bicampeão da NBA pelo Detroit Pistons (1989 e 1990) e tri pelo Chicago Bulls (1996, 1997 e 1998), onde atuou ao lado do lendário Michael Jordan.