Pesquisar

Canais

Serviços

Sul-Americana

São Paulo encara o Lanús para quebrar tabu contra argentinos

Folhapress
28 out 2020 às 09:24
- Erico Leonan / São Paulo
Publicidade
Publicidade

A goleada de 5 a 1 sobre o Binacional (PER), na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, não diminuiu a frustração do São Paulo pela eliminação precoce no torneio, mas pelo menos garantiu ao clube um prêmio de consolação: a vaga na Copa Sul-Americana.


Nesta quarta-feira (28), contra o Lanús (ARG), às 19h15 (Conmebol TV) , na região metropolitana de Buenos Aires, a equipe do técnico Fernando Diniz estreia na competição, que dará aos tricolores uma nova chance de encerrar o jejum de oito anos sem títulos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Seu adversário nas oitavas de final não entra em campo por competições desde março, quando a pandemia paralisou o futebol argentino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Carioca

Flamengo de Tite é campeão com golaço de Bruno Henrique contra Nova Iguaçu

Imagem de destaque
Tubarão

Volante Kady é o novo contratado do Londrina EC

Imagem de destaque
Em Atlanta

Seleção feminina estreia contra Canadá no Torneio SheBelieves neste sábado

Imagem de destaque
Preparação

Teste na Libertadores dá opções para Abel mexer no Palmeiras para final


Cenário parecido com o enfrentado pelo River Plate (ARG), que foi ao Morumbi em setembro encarar os são-paulinos na Libertadores após seis meses de inatividade. O que se viu em campo, porém, foi um time extremamente organizado. O outro, dominado em sua própria casa, foi quem pareceu prejudicado pela falta de ritmo.

Publicidade


Semanas depois do empate em 2 a 2, o São Paulo foi à Argentina precisando vencer o River para seguir com vida no torneio continental. Perdeu por 2 a 1 e confirmou a eliminação, sua primeira na fase de grupos desde 1987.


Apesar de somar mais um fracasso recente à lista de participações ruins em torneios de mata-mata, há de se considerar que os comandados de Fernando Diniz caíram para um clube que, de 2015 para cá, chegou em três finais de Copa Libertadores e venceu duas.

Publicidade


O fiel da balança foi perder para o Binacional na estreia, no Peru, os únicos três pontos que os peruanos fizeram em toda a campanha.


Ser derrotado pelo time de Marcelo Gallardo não deveria ser considerado um vexame. O que preocupa é o histórico recente do São Paulo contra adversários que, ao contrário do River, não estão no primeiro escalão do futebol argentino.

Publicidade


No ano passado, o clube do Morumbi foi eliminado da Libertadores ainda na segunda fase qualificatória da competição pelo Talleres (ARG).
A equipe de Córdoba nunca foi campeã argentina e seu principal título foi a Copa Conmebol de 1999, vencida sobre o CSA, de Alagoas.


O empate sem gols no Morumbi depois da derrota por 2 a 0, na Argentina, custou aos são-paulinos a continuidade no torneio e o emprego do treinador André Jardine, demitido do cargo.

Publicidade


Antes da queda para o Talleres, outros dois argentinos com menos tradição em competições internacionais aprontaram para cima do São Paulo, ambos na Sul-Americana.


Na edição de 2017 do torneio, o clube encarou na primeira fase o Defensa y Justicia (ARG), então comandado por Sebastián Beccacece, que por muitos anos foi auxiliar de Jorge Sampaoli.

Publicidade


A equipe de Rogério Ceni, então técnico tricolor, empatou sem gols na Argentina e precisava apenas de uma vitória simples no Morumbi para garantir a classificação. Na partida de volta, Thiago Mendes abriu o placar com cinco minutos de jogo, mas Castellani empatou logo na sequência, e, com o placar finalizado em 1 a 1, o São Paulo se despediu da competição.


Em 2018, também na Copa Sul-Americana, o time paulista, sob o comando de Diego Aguirre, enfrentou o Colón (ARG) pela segunda fase. Assim como o Defensa y Justicia, o clube de Santa Fe, fundado em 1905, nunca foi campeão argentino.

Publicidade


O primeiro jogo, disputado no Morumbi, terminou com vitória dos argentinos por 1 a 0. Foi a primeira vez que o São Paulo perdeu para uma equipe do país jogando em seu estádio por torneios da Conmebol.


Na volta, em Santa Fe, os são-paulinos buscaram reverter a série e venceram os donos da casa por 1 a 0, gol de Liziero. A decisão foi para os pênaltis, e Bruno Alves desperdiçou para o time tricolor. Os argentinos acertaram as cinco cobranças e eliminaram o São Paulo.


O Lanús, ainda que não seja um River Plate, é mais copeiro do que seus pares Defensa y Justicia e Colón. Nos últimos anos, o clube da região metropolitana de Buenos Aires conquistou a Copa Sul-Americana (2013) e se sagrou campeão argentino (2016), além do vice na Libertadores de 2017, para o Grêmio.


Mais do que se preocupar com o adversário, o São Paulo precisa provar novamente a sua força em jogos continentais. Nesta quarta, no estádio La Fortaleza, terá a oportunidade de recuperar parte de sua mística internacional.


LANÚS
Lautaro Morales: Leonel Di Plácido, Ousmane N'Dong, Guillermo Burdisso, Alexandro Bernabei; Facundo Pérez, Tomás Belmonte, Lucas Vera; Franco Orozco, José Sand, Pedro De la Vega. T.: Luís Zubeldía


SÃO PAULO
Tiago Volpi; Tchê Tchê, Bruno Alves, Diego Costa e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner e Luciano. T.: Fernando Diniz

Estádio: Ciudad de Lanús, em Lanús (ARG)
Horário: 19h15 (de Brasília) desta quarta-feira (28)
Árbitro: Chrystian Ferreira (URU)
Transmissão: Conmebol TV


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade