Com boa dose de sofrimento nos minutos finais, o São Paulo conseguiu fazer a lição de casa diante de um MorumBis lotado, venceu o Grêmio por 1 a 0 e se recolocou no G4 do Campeonato Brasileiro. Lucas marcou o único gol do jogo, que ficou marcado por uma grave lesão envolvendo o meio-campista Alisson e uma blitz gaúcha com direito a expulsão nos minutos finais.
Leia mais:
Ancelotti admite Vini Jr abaixo, avalia seleção brasileira e apoia Rodrygo
Corinthians confirma dívida de R$ 2 bi, mas revela 'superávit' nessa janela
Corinthians se anima com Depay e respira aliviado por não trazer Balotelli
Lázaro terá de convencer Palmeiras a gastar R$ 3 milhões para jogar Mundial
Com o resultado, o time de Luis Zubeldía avançou aos 30 pontos e ultrapassou o Bahia, que perdeu para o Cuiabá no último final de semana, pelo saldo de gols. Os gaúchos, por outro lado, seguem afundados no G4 com 11 pontos.
Os dois clubes voltam a jogar no domingo (21). O São Paulo encara o Juventude em Brasília, enquanto o Grêmio recebe o Vitória em Caxias do Sul.
O JOGO
O 1° tempo foi de total domínio paulista. O Tricolor não demorou para superar a barreira gaúcha, abriu o placar com Lucas e, por detalhes, não ampliou o marcador antes do intervalo. Completamente dominado e acuado, o Grêmio só assustou nos minutos finais com Pavón, que errou o alvo.
Na maluca etapa final, o Grêmio sufocou um São Paulo que viu Alisson se machucar. A lesão do meio-campista, somada ao panorama gaúcho na tabela do campeonato, fez os visitantes se lançarem de vez ao ataque. Para delírio dos torcedores, Rafael mostrou segurança e, mesmo sem o expulso Igor Vinícius nos minutos finais, os mandantes conseguiram a vitória.
GOLS E DESTAQUES
Início emperrado. A partida começou com um São Paulo ofensivo e tentando, sem grande sucesso, invadir a defesa gremista. Acuados, os gaúchos até engataram alguns contra-ataques em bobeadas do rival, mas não conseguiram aproveitar diante da agilidade, principalmente, de Ferraresi.
Chuta, Lucas! Em meio ao bloqueio azul, preto e branco, coube a um dos principais jogadores do Tricolor fazer a diferença: Lucas. O camisa 7 definiu uma investida que começou com lançamento de Ferreirinha e passou por rebatida de Rodrigo Ely antes de parar nos pés de Alisson, que acionou o companheiro. Lucas, de fora da área, bateu cruzado e estufou as redes: 1 a 0.
Ferreirinha e Bobadilla assustam. O gol não diminuiu o ímpeto do São Paulo, que voltou a atacar e passou perto de ampliar antes dos 30 minutos. Primeiro, um inspirado Ferreirinha limpou o lance pela esquerda e quase marcou contra seu ex-clube, e depois Bobadilla ficou no quase em finalização de fora da área.
Pavón responde. O Grêmio reagiu nos minutos finais do 1° tempo explorando, principalmente, o lado esquerdo defensivo do adversário. Foi desta maneira que Pavón recebeu, cortou para dentro e bateu com categoria ao gol de Rafael — o são-paulino até se esticou, mas a bola foi para fora.
Lesão feia agoniza São Paulo. O 2° tempo começou com um cenário totalmente diferente: os visitantes conseguiram impor um ritmo frenético aos mandantes, que perderam uma de suas principais peças de modo dramático: Alisson, ao cortar um passe de Soteldo na defesa, prendeu a perna no gramado do MorumBis e caiu gritando de dor. O meio-campista foi rapidamente atendimento pelos médicos e precisou ser substituído por Wellington Rato — Calleri sentiu dores e também acabou deixando o campo mais cedo.
Gaúchos ao ataque. A contusão do camisa 25 deu ainda mais coragem ao Grêmio, que passou a pressionar o rival em busca do empate — e sempre explorando os lados do campo. Pela direita, Dodi aproveitou corte errado da defesa e obrigou Rafael a trabalhar. Pela esquerda, o mesmo Dodi deixou Ferraresi no chão e serviu Carballo, que errou a cabeçada.
Soteldo rabisca, e Rafael brilha. Os gaúchos voltaram a ameaçar a meta são-paulina aos 37 minutos, quando Soteldo partiu em disparada pela esquerda, deixou Arboleda na saudade e fuzilou: Rafael, atento, espalmou e evitou o pior para os donos da casa. O goleiro voltou a entrar em ação em cabeçada de Rodrigo Ely, já em meio aos 13 minutos de acréscimo.
Como assim, André Silva? O São Paulo teve uma chance clara de ampliar o placar e acabar com o sufoco, mas não conseguiu aproveitar: André Silva, sem qualquer tipo de marcação, arrancou ainda do campo de defesa e, na hora de passar a bola, resolveu finalizar e errou o alvo, para desespero dos torcedores no MorumBis. Para a sorte do substituto de Calleri, o placar se manteve inalterado até o apito final.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1x0 GRÊMIO
SÃO PAULO
Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Ferraresi e Welington; Bobadilla e Alisson (Rato); Lucas (Galoppo), Luciano (Nestor), Ferreira e Calleri (André Silva).
T.: Luis Zubeldía
GRÊMIO
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Natã (Ronald) e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Carballo) e Dodi (Gustavo Nunes); Soteldo, Galdino (Nathan) e Pavón (Nathan Fernandes).
T.: Alexandre Mendes
Estádio: MorumBis, em São Paulo
Juiz: Gustavo Ervino Bauermann
Assistentes: Alex dos Santos e Bruno Muller
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Cartões amarelos: Igor Vinícius, Luis Zubeldía, Lucas, Rafael, Ferreirinha (SPO); Pepê, Villasanti (GRE)
Cartões vermelhos: Igor Vinícius (SPO)
Gols: Lucas (SPO), aos 9 min do 1° tempo