Este domigo (12) vai ficar marcado na história do esporte brasileiro. Num mesmo dia os atletas brasileiros conquistaram a primeira medalha de ouro nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (Diogo Silva, do taekwondo), venceram pela sétima vez a Liga Mundial de Vôlei, e o melhor, a seleção de futebol venceu a Argentina e conquistou mais uma edição da Copa América.
A seleção brasileira contrariou o favoritismo dos argentinos e venceu a final da Copa América por 3 X 0. O primeiro gol veio logo no começo do jogo, aos quatro minutos, pelos pés do Júlio Batista. Ainda no primeiro tempo, o capitão da seleção argentina, o zagueiro Ayala, fez gol contra. O terceiro gol foi marcado pelo ponta Daniel Alves, aos 23 min do segundo tempo.
O título conquistado hoje, em Maracaibo, na Venezuela, classificou o Brasil para disputar a Copa das Confederações em 2009, na África do Sul.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Outro motivo de orgulho para Dunga e seus comandados foi Robinho, que levou a troféu de artilheiro da competição.
Este foi oitavo título da Copa América conquistado pelo país pentacampeão mundial. Na última edição, em 2004, a formação verde e amarela havia triunfado também contra os argentinos, em disputa por pênaltis.