Depois de 40 anos sem passar sequer da primeira fase, a seleção de Portugal finalmente chegou à uma semifinal. Com uma vitória nos pênaltis, a seleção do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari triunfou por 3 a 1 sobre a Inglaterra. O placar foi alcançado depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, fazendo Scolari superar a meta que havia proposto antes do início da Copa do Mundo - chegar às quartas - e colocou seu time entre os quatro melhores do mundo.
Aos ingleses, restou a resignação de cair nas quartas após uma campanha razoável. Os lusitanos agora aguardam o vencedor de Brasil x França na semifinal.
Com o empate, Scolari encerrou um de seus recordes: parou na 11ª vitória consecutiva em uma Copa do Mundo - sete pelo Brasil, quatro por Portugal -, marca que detém sozinho.
Leia mais:
Nordeste terá recorde de clubes no Brasileirão
Botafogo chega mais perto do título, e Corinthians da Libertadores
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Delegação do Botafogo chega ao Rio, e multidão lota praia para comemorar
Para o confronto decisivo, Scolari poderá contar com o retorno de Deco e Costinha para escalar seu time. No entanto, não terá Petit à disposição, que levou o segundo cartão amarelo ainda no primeiro tempo.