Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Punição

Seleção é multada em 80 mil euros por racismo na Euro

Agência Estado
19 jun 2012 às 13:38
Publicidade
Publicidade

A Uefa anunciou nesta terça-feira a primeira punição por racismo na Eurocopa que está sendo disputada na Polônia e na Ucrânia. Uma multa de 80 mil euros foi aplicada à Federação Croata de Futebol (HNS) por causa da "conduta inadequada" de torcedores na partida contra a Itália, no dia 14, na cidade polonesa de Poznan.

A punição se refere ao lançamento de fogos de artifício das arquibancadas e, principalmente, à atitude discriminatória de alguns torcedores. Eles entoaram "cânticos e exibiram símbolos racistas", segundo informou a Uefa, em nota oficial. A Federação Croata tem três dias para apresentar recurso contra a decisão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A atitude racista dos croatas teve como alvo o atacante Mario Balotelli, que é negro. Cerca de 300 torcedores imitaram macaco durante a maior parte do jogo. O clima hostil se agravou quando o atacante foi substituído no segundo tempo. Segundo relatos, uma banana teria sido arremessada em campo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Por que o Flamengo pensa em ter um clube na Europa e tem Portugal como alvo

Imagem de destaque
Confusão

Caos na Copa América gera pressão da Fifa em Miami sobre Mundial de Clubes

Imagem de destaque
Veja os gols:

Corinthians sai da lona e vê herói da noite ir de Rocky Balboa a falastrão

Imagem de destaque
Confira imagens:

Neymar se reapresenta sozinho no Al-Hilal enquanto time está na Europa


Pelas regras da Uefa, as associações nacionais são responsáveis pelo comportamento dos seus torcedores. As punições podem ser advertências, multas, retiradas de pontos e até mesmo a expulsão da Eurocopa. A Croácia já está eliminada da competição, por ter sido derrotada pela Espanha, na segunda-feira, pela última rodada da fase de grupos.

A multa aplicada à Federação Croata já é a segunda nesta Eurocopa. Na semana passada, a entidade precisou desembolsar 25 mil euros por outro episódio de comportamento inadequado nas arquibancadas. Assim como aconteceu diante da Itália, torcedores lançaram fogos de artifício no campo na partida contra a Irlanda. Na ocasião, um deles chegou a invadir o gramado.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade