Pesquisar

Canais

Serviços

Futebol francês

Sem jogos até setembro, França pressiona futebol europeu

Folhapress
28 abr 2020 às 15:43
- Freepik
Publicidade
Publicidade

O futebol francês recebeu nesta terça-feira (28) um sinal vermelho com relação à possibilidade de encerrar, no campo, as temporadas das duas principais divisões do país, suspensas desde março pela pandemia do novo coronavírus. Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, afirmou que eventos esportivos, mesmo que com portões fechados, não poderão acontecer até o mês de setembro.

"A temporada 2019/2020 de esportes profissionais, especialmente a do futebol, não poderá ser retomada. [Também] Não será possível praticar esportes em locais fechados e que sejam em equipe ou tenham contato físico", afirmou Philippe nesta terça.
Dessa forma, a atual temporada do futebol nacional não poderia ser finalizada. A LFP (Liga de Futebol Profissional) esperava retomar o calendário em 17 de junho e encerrar a competição no dia 25 de julho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paris Saint-Germain, campeão de 6 das últimas 7 edições da Ligue 1, lidera o campeonato com 68 pontos, 8 a mais do que o segundo colocado, o Olympique de Marseille. A equipe parisiense ainda tem um jogo a menos. A proibição de jogos de futebol até setembro não implica somente o término da temporada 2019/2020, mas força a federação do país a pensar em uma readequação da próxima temporada, que estava prevista para começar em 23 de agosto deste ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Técnico do SPFC

Flamengo vence São Paulo e aumenta pressão sobre Carpini

Imagem de destaque
Wesley

Inter supera pênalti perdido e vence Palmeiras fora de casa com lei do ex

Imagem de destaque
Que fase

Juventude aproveita noite infeliz de Cássio para vencer Corinthians em casa

Imagem de destaque
Zagueiro

Base no São Paulo, multicampeão no Flamengo: por onde anda Rodrigo Caio?


Com o adiamento da Eurocopa para 2021, as federações nacionais europeias não terão muita folga para iniciarem seus campeonatos. No caso francês, se de fato os eventos esportivos continuarem proibidos até setembro, o calendário precisaria ser achatado a fim de encaixar as rodadas das ligas, as duas copas do país e a disputa de torneios internacionais, como a Champions League e a Europa League.


A Uefa, que comanda o futebol europeu, recomendou há algumas semanas que as federações encerrassem suas ligas no campo. A intenção da entidade é que tanto a Champions como a Europa League também sejam retomadas. No caso francês, por exemplo, o Paris Saint-Germain se classificou para as quartas de final da Champions. O Lyon, que venceu a Juventus no jogo de ida das oitavas, não conseguiu disputar a partida de volta devido à paralisação do torneio em razão da pandemia. Diante da proibição por parte do governo, como prosseguir?

A França não foi o único país que determinou o veto a competições esportivas. Depois que o governo da Holanda anunciou na última terça-feira (21) a proibição de eventos até setembro, a federação de futebol holandesa informou, na sexta (24), o encerramento dos torneios nacionais.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade