A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014 e, pelo quinto ano consecutivo, o Londrina Esporte Clube – vice do Paranaense e eliminado nas oitavas de final da Taça BH diante do Fluminense – está fora da disputa.
Em entrevista ao Bonde, o presidente do Londrina, Cláudio Canuto, reclamou dos critérios utilizados para que as equipes paranaenses participem da competição nacional. "Existem três vagas para o futebol do Paraná, sendo cedidas para o Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube. Enquanto não houver uma dedicação da Federação o Londrina não participará", enfatizou.
"O Atlético-PR desprezou a Estadual da categoria e, nós, que disputamos e terminamos em segundo lugar não iremos para a Copa São Paulo. É um absurdo ficar de fora por critérios como este que privilegia os times da capital. Já conversamos com o Hélio Cury (presidente da Federação Paranaense de Futebol) no entanto nada foi feito", complementou o dirigente alviceleste.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
A edição de 2014 da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputa por 104 clubes divididos em 26 grupos. Sem o Londrina, a 45ª edição da Copinha terá a presença do clube japonês Kashiwa Reysol que atuará no certame por conta do patrocínio da competição – a Hitachi, indústria de produtos eletrônicos.
"A vinda do time japonês e a não participação do Londrina mostra claramente que a Copa São Paulo virou um torneio de empresários e que não há critérios definidos para participar. Precisamos valorizar o regional, caso contrário, o Londrina seguirá fora do torneio por muito tempo", finalizou Canuto.
A Copinha terá início no dia 3 de janeiro e seu término acontece no dia 25 de janeiro. Os clubes se enfrentam entre si nas chaves e passam para a próxima fase os primeiros colocados mais os seis melhores segundo colocados.
GRUPOS – O Coritiba integrará a Chave G com Grêmio Novorizontino-SP, Villa Nova-MG e América-RN. O Atlético-PR, por sua vez, está no J com Penapolense-SP, Mirassol-SP e Rondonópolis-MT. Por fim, o Paraná Clube atuará no Grupo M com Desportivo Brasil-SP, São Raimundo-RR e Guarani-SP.