A sede da Conmebol, na cidade paraguaia de Luque (localizada ao lado de Assunção), terá nesta terça-feira o sorteio dos grupos da próxima edição da Copa Libertadores e também dos confrontos da etapa de classificação - chamada pela entidade continental de primeira fase e mais conhecida no Brasil como "pré-Libertadores".
Como sempre acontece nos sorteios da Conmebol, haverá várias "falhas" na formação dos grupos da Libertadores. A maioria dos 11 países que participam do torneio (os 10 filiados à entidade e o México) ainda não conhece todos os seus representantes, o que impedirá os clubes que já estão classificados para a fase de grupos de conhecer nesta terça todos os seus adversários.
O Brasil, por exemplo, tem seus cinco representantes já decididos, mas ainda falta saber qual equipe terá de passar pela fase classificatória. Cruzeiro, Atlético Mineiro e São Paulo já estão garantidos na etapa de grupos, enquanto que Internacional e Corinthians decidirão na última rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo, qual deles vai para esta fase e qual terá de passar pela "pré-Libertadores".
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Na edição de 2015, a Argentina será o país com mais representantes na competição. Além dos cinco a que tem direito todos os anos, os argentinos contarão com mais um - o San Lorenzo, atual campeão.
CABEÇAS DE CHAVE - Cinco dos oito integrantes do pote 1 do sorteio (os cabeças de chave) já são conhecidos: os brasileiros Cruzeiro e Atlético, os argentino San Lorenzo e River Plate, o colombiano Atlético Nacional e o venezuelano Zamora. O pote terá também uma equipe do Peru e uma do Equador.
O São Paulo ficará no pote 2, assim como o melhor classificado no Brasileirão entre Corinthians e Internacional. Esse pote, assim como o primeiro, terá também dois clubes argentinos, um colombiano, um equatoriano e um venezuelano (o Mineros).
O pote 3 terá equipes de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai e o pote 4 será formado por dois clubes mexicanos (Tigres e Atlas) e os que saírem da fase classificatória. Portanto, o quarto colocado do Brasileirão ficará nesse último pode - desde não caia na "pré-Libertadores", evidentemente -, com alto risco de cair em um grupo que já tenha um outro clube do País.
O sorteio da Libertadores está marcado para as 22 horas (de Brasília) e terá diversas homenagens a personalidades do futebol sul-americano. Entre os homenageados estarão Matías Lamens e Edgardo Bauza, respectivamente presidente e técnico do San Lorenzo, o argentino Juan Sebastián Verón e seu pai, o também ex-jogador Juan Ramón Verón.