A Suíça garantiu nesta sexta-feira a vaga antecipada para disputar a Copa de 2014. Com a vitória sobre a Albânia por 2 a 1, em Tirana, a seleção suíça assegurou a liderança do Grupo E, sem risco de ser ultrapassada por ninguém na última rodada das Eliminatórias Europeias, marcada para acontecer na terça-feira. Assim, estará no Mundial no Brasil.
Agora, portanto, já são 12 seleções garantidas na disputa da Copa de 2014. Antes da Suíça, Austrália, Japão, Irã, Coreia do Sul, Itália, Bélgica, Holanda, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina e o anfitrião Brasil tinham assegurado presença na competição marcada para começar no dia 12 de junho.
Será a 10ª participação suíça numa Copa do Mundo. Até agora, o melhor resultado foi chegar às quartas de final em três ocasiões (Itália/1934, França/1938 e Suíça/1954), mas os suíços deram trabalho no Mundial de 1950, quando chegaram a empatar com o anfitrião Brasil na primeira fase: 2 a 2 no Pacaembu.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Na última edição da Copa, inclusive, a Suíça foi a única seleção a desbancar a Espanha, que viria a ser campeã mundial naquela ocasião. No torneio disputado em 2010, na África do Sul, os suíços estrearam com vitória por 1 a 0 sobre os espanhóis, mas não passaram da primeira fase.
Para chegar ao Mundial no Brasil, a Suíça faz campanha invicta nas Eliminatórias Europeias. Nesta sexta-feira, mesmo jogando na Albânia, venceu por 2 a 1 com gols de Shaqiri e Lang - Salihi descontou de pênalti já no finalzinho. Assim, chegou aos 21 pontos, com seis vitórias e três empates em nove rodadas, e não pode mais ser alcançada por ninguém, o que lhe dá vaga direta na Copa.
A disputa no Grupo E, agora, é pela segunda colocação, que pode levar à repescagem das Eliminatórias Europeias. A Islândia derrotou Chipre por 2 a 0 e está na vice-liderança, com 16 pontos. Mas sofre ameaça da Eslovênia, que ganhou da Noruega por 3 a 0, também nesta sexta-feira, e aparece na terceira posição da chave, com 15 pontos.