O surfista paranaense Vitor Valentim, de apenas 14 anos – nascido e criado na Ilha do Mel – garantiu a terceira colocação na segunda etapa do Circuito Rip Curl Grom Search – para atletas com até 16 anos, que terminou no último domingo (24), em Salvador (Bahia). Vitor, que teve o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) para chegar participar da competição, foi o dono da maior nota do evento 8,75 e da maior somatória (15 pontos de 20 possíveis).
Na primeira etapa, no Rio Grande do Sul, Vitor ficou em primeiro lugar, devido ao seu excelente nível técnico, desbancando surfistas de outros seis estados. O circuito conta ainda com uma terceira etapa - que será realizada no Guarujá (litoral paulista) - onde Vitor disputará a vaga de representante brasileiro no campeonato mundial que acontece em 2009, na Austrália com o guarajaense, Nathan Brandi. Na Bahia, Vitor concorreu com 85 atletas de 11 estados, divididos em quatro categorias: Grommets (sub-12), Iniciantes (sub-14), Mirim (sub-16) e Feminino (sub-16).
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, disse que a sua pasta tem procurado apoiar atletas que associam sua imagem, espontaneamente, a Campanhas Ambientais.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Perfil - Vitor completa 15 anos no próximo mês e é o atual bi-campeão paranaense na categoria Mirim (até 16 anos). É um dos caçulas de uma tradicional família de moradores da Ilha do Mel. Para ele, a Praia de Fora – reduto de surfistas de todos os cantos do país e do mundo – é o quintal de casa e local de treinos constantes.
No próximo dia 29 de fevereiro (sexta-feira), Vitor já embarca novamente para participar do campeonato brasileiro de surf amador, que também será realizado na Bahia. Na seqüência, o surfista paranaense retorna para treinar no Guarujá, até a data da última etapa do Campeonato da Rip Curl.