Taiti e Nova Caledônia garantiram vaga nesta sexta-feira na final da Copa das Nações na Oceania, cujo campeão definirá o representante do continente na Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Em um dos duelos disputados em Honiara, nas Ilhas Salomão, os taitianos bateram a seleção da casa por 1 a 0, enquanto a Nova Caledônia derrotou a favorita Nova Zelândia por 2 a 0 na outra semifinal da competição.
Desta forma, os dois finalistas do torneio acabaram com a hegemonia de Austrália e Nova Zelândia na Copa das Nações da Oceania, pois cada um destes países conquistou quatro vezes o título do torneio, sendo que os neozelandeses se tornaram os maiores favoritos ao título desta edição da competição após os australianos virarem membros da Federação Asiática de Futebol.
Tehau, aos 16 minutos do primeiro tempo, fez o gol da vitória do Taiti nesta sexta, enquanto Kai e Gope-Fenepej, ambos marcando no segundo tempo, asseguraram o surpreendente triunfo da Nova Caledônia sobre a Nova Zelândia.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
Além de definir um representante na Copa das Confederações de 2013, a Copa das Nações da Oceania também determinou a terceira fase das Eliminatórias do continente para a Copa do Mundo de 2014, em um quadrangular com jogos de ida e volta que acontecerão entre setembro deste ano e março de 2013. O vencedor desta etapa do qualificatório disputará uma repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf para definir uma vaga no Mundial que será realizado no Brasil.