O Londrina Esporte Clube fechou a temporada de 2013 com um gosto amargo de boas campanhas, mas sem resultados efetivos.
No Paranaense, o Tubarão teve a melhor campanha geral, com 48 pontos em 22 jogos. Mesmo assim, ficou fora da final e amargou uma derrota para o Coritiba diante de 30 mil torcedores no Estádio do Café, marcada por erros de arbitragem.
Na Série D, caiu nas oitavas de final após sofrer dois gols nos últimos minutos da partida contra o Juventude no Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar
Londrina EC se apresenta com 13 jogadores e aguarda reforços
Torcida do Corinthians lança campanha de arrecadação para pagar estádio
Votação sobre impeachment de Augusto Melo no Corinthians é adiada
Em entrevista ao Bonde, o treinador Cláudio Tencati avaliou a campanha do Tubarão e destacou o que, segundo ele, foi o melhor das últimas duas décadas do clube.
"O Londrina vem crescendo a cada ano. Nesta temporada conseguimos uma excelente campanha no Paranaense, no entanto, não conseguimos a vaga para a final. Conseguimos colocar o LEC na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil de 2014. Por isso que acredito que essa temporada foi a melhor dos últimos 20 anos", declarou.
No primeiro turno do Estadual, o Londrina não conseguiu vaga na decisão após ser derrotado pelo Coritiba, por 1 a 0, no Café, no dia 3 de março. Na ocasião, o árbitro Felipe Gomes da Silva foi responsável por diversos erros na partida e prejudicou o Tubarão com três lances de pênaltis que poderiam ser marcados.
"Trabalhamos os erros do árbitro na partida contra o Coritiba como um fato isolado. Porém, vale lembrar, que, em 2012, novamente contra o Coritiba, a arbitragem errou e beneficiou o time da capital. Espero que no Estadual do próximo ano não haja mais erros e a arbitragem seja honesta para todas as equipes", enfatizou Tencati.
Já no segundo turno, o LEC tropeçou no Operário, em casa, no dia 7 de abril pelo placar de 1 a 0 e foi derrotado pelo Coritiba, no dia 28 de abril, por 3 a 1. Com os resultados, o Tubarão terminou na segunda colocação com 25 pontos, um a menos que o finalista Atlético-PR.
Restava então a disputa do título do interior, conquistada com dois placares iguais diante do Operário. Derrota por 2 a 1 e vitória pelo mesmo placar em casa, garantindo a única taça do ano.
Após o Estadual, o Londrina figurou no Grupo A8 da Série D do Brasileiro, acompanhado de J. Malucelli, Botafogo-SP, Lajeadense e Metropolitano-SC. Na fase de classificação, o LEC terminou na segunda posição com quatro vitórias, um empate e três derrotas. A liderança escapou das mãos do clube com uma derrota em casa para o time da capital paranaense.
Em seguida, nas oitavas de final, o Londrina caiu diante do Juventude. Na partida de ida, em Londrina, no dia 1 de setembro, o Tubarão venceu por 1 a 0. No confronto de volta, no dia 8 do mesmo mês, foi derrotado por 3 a 1.
"Na Série D tivemos o problema do desmanche que aconteceu após o término do Paranaense. Saíram jogadores importantes e não conseguimos repor. Com isso, nosso ritmo de atuar caiu, nosso jogo não encaixou e acabamos eliminados bem perto do nosso objetivo, ou seja, nos classificarmos para a Série C. Não há dúvida que aprendemos que precisamos fazer a reposição a altura da perda", admite o comandante.
PROJEÇÃO PARA 2014
À frente do Londrina há dois anos e sete meses, Cláudio Tencati soma 98 jogos, sendo 56 vitórias, 21 empates, 21 derrotas, 181 gols marcados e 73 sofridos e obtendo o aproveitamento de 64% - levando em consideração partidas oficiais, amistosos e jogos-treino. Para 2014, o treinador almeja o tão esperado título Estadual e a vaga na Série C do Brasileiro. Além, claro, de fazer uma boa apresentação na Copa do Brasil.
"O ano que vem vamos trabalhar por etapas. Cada jogo será importante e assim buscaremos vitórias e a classificação para os mata-matas. Visamos ficar entre os quatro melhores e buscar o título do Estadual. Não podemos pensar em ser campeões pulando etapas", enfatizou. "Depois disso podemos almejar a vaga na Série D e, consequentemente, trabalhar para obter a classificação para a Série C do Brasileiro. Não podemos nos esquecer da Copa do Brasil, que nos dará visibilidade nacional e exige que façamos uma boa campanha", complementou o treinador.
O Paranaense de 2014 terá apenas 18 datas, com o Tubarão estreando em 19 de janeiro, contra o Rio Branco, no estádio do Café.
Os 12 times se enfrentarão em turno único e as oito melhores se classificam para o mata-mata decisivo. As vagas para a Série D e Copa do Brasil serão definidas pela classificação geral.