Três atletas londrinenses da Associação Kaiko de Londrina foram convocados para a seleção brasileira de sumô que vai disputar o campeonato mundial na cidade de Chiang Mai, na Tailândia, nos próximos dias 17 e 18 e novembro. Os atletas embarcaram neste sábado para São Paulo, onde se apresentaram à seleção e viajam para a Tailândia nesta terça-feira.
Os três atletas são Cássio Joaquim Gomes, que vai lutar na categoria médio para adultos até 115 kg; Caio Cosme Gomes, que vai disputar o mundial Júnior, para atletas até 17 anos; e Jaqueline de Fátima Silva, que vai lutar no mundial adulto, na categoria peso pesado, acima de 115 kg. Esta é a primeira convocação dos atletas para a seleção, que tem, no total, sete lutadores.
Segundo o diretor da Kaiko, Marcelo de Souza, a convocação dos três representa um reconhecimento da cidade de Londrina como uma força na modalidade. "A convocação vai levar o nome do município e do estado a ter reconhecimento nacional e internacional. Londrina resgatou e difundiu o sumô", disse.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Segundo Souza, as expectativas para o mundial é de que os atletas londrinenses consigam bons resultados, mas destacou que a participação é mais importante. "As expectativas são boas, mas só o fato de participarem já um vitória."
De acordo com ele, a Kaiko atende hoje cerca de 70 atletas de sumô através de um projeto para alunos carentes. "Hoje temos atletas de 8 a 50 anos", destacou. A Kaiko é bi-campeã do campeonato brasileiro feminino de sumô, títulos conquistados em 2006 e 2007. No masculino, os últimos resultados são o 8º lugar em 2006 e o 5º em 2007. A associação tem, além de outros parceiros, o patrocínio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Da Prefeitura de Londrina