Passando por momentos difíceis, com a segunda queda para a Série B em cinco anos, resta ao Vasco lembrar os momentos de glória. E em seu site oficial, o clube relembrou um dos jogos mais emblemáticos de sua história, a vitória por 4 a 3 sobre o Palmeiras, na final da Copa Mercosul, que ocorreu há exatos 13 anos, no dia 20 de dezembro de 2000.
A final da Mercosul daquele ano foi disputada pelo campeão da Libertadores dos dois últimos anos: O Vasco, em 1998, e o Palmeiras, em 1999. E o jogo foi digno de uma grande decisão envolvendo dois grandes times. No primeiro jogo da final, o Cruz-Maltino levou a melhor e venceu por 2 a 0, em São Januário, com gols de Juninho e Romário. Na segunda partida, o alviverde venceu por 1 a 0, com gol de Neném, no Palestra Itália.
Com uma vitória de cada time, a decisão foi para o terceiro jogo, também no Palestra Itália. E, lá, ficou comprovado que o Vasco é o "Time da Virada". O Palmeiras abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Arce, Magrão e Tuta.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Na volta para o intervalo, o jogo foi outro e Romário comandou a virada do Vasco. Romário fez os dois primeiros gols do cruz-maltino em 23 minutos. Mas aos 32 minutos, Júnior Baiano levou o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo assim, o Vasco continuou atacando e aos 40 minutos, Juninho Paulista fez o gol de empate. E, aos 48, Romário fez o seu terceiro e concretizou a vitória que ficou conhecida como "Virada do Século".