As seleções da Venezuela e da Bolívia empataram por 2-2 em partida disputada nesta terça-feira (26) no estádio 'Pueblo Nuevo' de San Cristóbal, na rodada de abertura da Copa América-2007, Grupo 'A'.
Os gols foram marcados pelos venezuelanos Giancarlo Maldonado (21) e Ricardo Páez (56) e pelos bolivianos Jaime Moreno (38) e Juan Carlos Arce (84).
Com o empate, as duas seleções ocupam a segunda posição da tabela com um ponto, atrás da equipe do Peru, que goleou por 3-0 a do Uruguai, no jogo preliminar realizado em Mérida.
Leia mais:
Londrina EC anuncia zagueiro campeão do mundo como reforço para 2025
Números do Botafogo contra o Palmeiras contrariam Textor
São Paulo joga por R$ 7 milhões e pode ser pivô em título e Z4
Corinthians não sente falta de protagonistas e decola com a força do grupo
A equipe anfitriã inaugurou o marcador aos 21 minutos, quando Maldonado se projetou com velocidade pelo lado esquerdo para receber um passe longo de Páez e bater cruzado para a meta de Sérgio Galarza.
O gol despertou os 40.000 torcedores, que lotaram o estádio Pueblo Nuevo, onde mais cedo Diego Armando Maradona e os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e Bolívia, Evo Morales, deram os pontapés iniciais do torneio.
A vantagem parcial deu confiança à equipe venezuelana, que quatro minutos depois esteve perto de ampliar, mas o mesmo Maldonado não conseguiu cabecear um bom cruzamento de Héctor González.
Aos 38 minutos, Jaime Moreno arrematou rasteiro e a bola desviou em um zagueiro venezuelano para igualar o placar: 1-1.
A Venezuela se lançou forte ao ataque no segundo tempo e conseguiu fazer 2-1 através de Páez, filho do técnico Richard Páez, aos 56 minutos, com uma sutil intervenção na saída do goleiro Garza.
Mas o time da casa deixou escapar a vitória em um descuido de sua linha defensiva, que facilitou o gol de Arce aos 84 minutos.
Na segunda rodada do grupo A, a Venezuela enfrentará o Peru e a Bolívia o Uruguai.
Peru 3 x Uruguai 0
O selecionado do Peru derrotou por 3-0 o do Uruguai em um intenso jogo do Grupo A, que abriu nesta terça-feira a Copa América-2007, que também integram Bolívia e a anfitriã Venezuela, e assumiu a liderança da tabela.
O defensor do Sporting Cristal de Lima, Miguel Villalta, bateu o arco uruguaio aos 27 minutos com uma cabeçada, ao receber um centro do capitão Cláudio Pizarro.
Aos 69, Juan Carlos Mariño, que tinha acabado de entrar, recebeu um passe de Farfán e disparou de direita para o arco de Fabián Carini, ampliando o marcador com um "golaço".
Paolo Guerrero fechou a goleada aos 88 minutos, estabelecendo a primeira goleada da copa, que começou nesta terça-feira no estádio Metropolitano de Mérida.
Peru fez uma grande exibição, enquanto Uruguai jogou, principalmente no primeiro tempo, uma partida para ser esquecida, com ações lentas, sem muita objetividade, o que pôs em evidência a ausência de Álvaro Recoba, organizador da equipe celeste.
Peru alcançou seu primeiro triunfo graças a um excelente trabalho de Jefferson Farfán, 26 anos, do PSV Eindhoven, que foi um maestro afiado da equipe dirigida por Júlio César Uribe.
Na segunda rodada do Grupo A, programada para sábado (30), Uruguai enfrentará a Bolívia e o Peru a Venezuela.
Fonte: AFP