Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Sem derrotas

Londrina EC desafia passado com melhor início invicto da história

Matheus Camargo - Redação Folha
23 mai 2025 às 13:46

Compartilhar notícia

Rafael Martins / LEC
Publicidade
Publicidade

O Londrina Esporte Clube não iniciava uma edição de Campeonato Brasileiro das Séries A, B ou C com uma sequência invicta tão expressiva há 42 anos. Com três vitórias e três empates nos seis primeiros jogos da atual Série C, o time repete o desempenho obtido nos seis jogos iniciais da Série B de 1983, quando obteve exatamente os mesmos resultados.


Neste sábado (24), às 19h30, o Londrina entra em campo pela 7ª rodada da Série C para enfrentar o ABC no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). A equipe busca manter a boa fase e evitar repetir o que ocorreu naquele mesmo sétimo jogo em 1983, quando foi derrotada por 3 a 0 pelo Botafogo-SP, encerrando a arrancada invicta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Caso não seja derrotado pelo ABC, o Londrina alcançará o melhor início invicto de sua história nas três principais divisões do Campeonato Brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
MUNDIAL DE CLUBES

Bruno Henrique muda jogo, Fla vira sobre Chelsea em 3 min e encaminha vaga

Imagem de destaque
Série C

Roger, técnico do Londrina EC, vê elenco 'faminto' e projeta reforços

Imagem de destaque
Esportes

Seleção feminina de vôlei sofre, mas bate Canadá na Liga das Nações

Imagem de destaque
VOLTANDO PARA CASA

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas


A FOLHA analisou todas as participações do clube nas competições nacionais. Foram seis edições disputadas na Série A, 26 na Série B e cinco na Série C, considerando a campanha atual. Exceto em 1983 e 2025, em nenhuma dessas participações, nem mesmo nas mais marcantes, o clube iniciou o campeonato com seis jogos sem perder.

Publicidade


Campanhas com mais pontos, mas com derrotas


Publicidade

Embora o atual desempenho chame a atenção pela invencibilidade, outras campanhas do LEC registraram pontuações superiores nos seis primeiros jogos — porém, com derrotas no caminho.


Na Série B de 1997, por exemplo, o time teve uma arrancada forte, mas sofreu a primeira derrota logo na terceira rodada. Naquele ano, acumulou quatro vitórias e duas derrotas nas seis primeiras partidas, somando os mesmos 12 pontos da campanha atual. No entanto, a equipe parou na segunda fase e não conseguiu o acesso.

Publicidade


Já o melhor início em termos de pontuação ocorreu em 2019, também na Série B. O Londrina conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota, chegando a 13 pontos em seis rodadas, o que lhe garantiu a liderança naquele momento. Porém, o bom começo não se sustentou: o time terminou a competição com apenas 39 pontos e foi rebaixado.


Inícios na Série C

Publicidade


Quanto à terceira divisão, o LEC faz seu melhor início em relação às cinco edições que participa. Uma marca do LEC é sempre ter um bom início na Série C, como fez nas três primeiras edições que participou, em 2005, 2015 e 2020, que registra estatísticas idênticas: três vitórias, dois empates e uma derrota nos seis primeiros jogos, somando 11 pontos.

Publicidade


Em 2005, a invencibilidade foi quebrada na 5ª rodada, assim como em 2015. Em 2020, o Tubarão perdeu pela primeira vez já na 2ª rodada da competição. Já na edição de 2024, o LEC teve dificuldade maior. A equipe teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas nas primeiras partidas, chegando a oito pontos naquela oportunidade.


Publicidade

Série D


Divisão que o LEC não quer voltar, a Série D marca a maior sequência invicta do Londrina em competições nacionais. O marco histórico ocorreu em 2014, quando a equipe estava na quarta divisão e iniciou sua retomada rumo às divisões superiores.


Naquela temporada, o LEC liderou o Grupo 8 na primeira fase com cinco vitórias e três empates em oito jogos. Nas oitavas de final, eliminou o Santos-AP com duas vitórias (1 a 0 e 5 a 0). Nas quartas, garantiu o acesso ao superar o Anapolina-GO com uma vitória e um empate.


Com oito vitórias e quatro empates, o time seguiu invicto até a semifinal, quando após 12 jogos foi derrotado pelo Brasil de Pelotas por 3 a 1 no jogo de ida. O empate por 2 a 2 na volta decretou a eliminação. Mesmo assim, o objetivo principal foi alcançado: o acesso à Série C.


Leia também:

Imagem
Curta-metragem dirigido por cineasta londrinense ganha dois prêmios em Cannes
Exibido na edição de 2025 do Cannes 7th Art Awards, o curta-metragem "The Painter", dirigido e composto pelo londrinense Waltther Neto foi o vencedor de dois prêmios no festival internacional que ocorreu na cidade francesa
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade

Portais

Anuncie

Outras empresas