Pesquisar

Canais

Serviços

Esporte olímpico

Dia do Atletismo: conheça o projeto que abre portas para atletas em Londrina

Nicoli Suman - Estagiária*
09 out 2020 às 14:37
- Giovana Venâncio
Publicidade
Publicidade

O Dia do Atletismo é comemorado em 9 de outubro. O primeiro registro que se tem da prática desse esporte é de 776 a.C, em Olímpia, na Grécia. Nessa época, o atletismo era o único esporte da competição, ela começou apenas com corridas e Com o passar dos anos, outras modalidades surgiram. O atletismo foi tão importante, pois essas provas de Olímpia deram origem às famosas Olimpíadas.


No Brasil, a prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850. Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, provavelmente foi inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Freepik
Freepik


Em comemoração à data que tal conhecer um pouco da história de uma atleta do lançamento de dardo? Shayara Cristina Augusto Ribeiro, 22, começou no atletismo por curiosidade, pois havia um polo de treinos próximo de sua casa. Ela participa da modalidade de lançamento de dardo e contando com o apoio da família e amigos e soma quase dez anos dentro do esporte. Quem pensa que ser atleta é moleza está muito enganado. Shayara treina de segunda a sábado no período da tarde e duas vezes por semana frequenta academia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Felipe Casonato
Felipe Casonato


Mas Shayara não descobriu o talento no lançamento de dardos logo de cara. Antes realizou uma bateria de testes para ver em qual prova ela se encaixava. Começou pelas provas de pista, mas não se deu bem. Passou a fazer lançamento de disco e mais tarde se encontrou no lançamento de dardos. A atleta já participou de diversas competições. "2017 foi o ano que eu estourei em questão de resultados, melhorei minha marca. Me marcou muito o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro sub - 20 no qual eu fui vice campeã brasileira. Além disso, teve também o Troféu Brasil e o Pan-americano que foi realizado no Peru", relata.

Publicidade


O atletismo abriu portas para a atleta desde o início. Devido ao esporte ela ter oportunidade de estudar em escola particular durante o ensino médio e ganhou uma bolsa de 100% na faculdade de psicologia. Ela conta que o projeto Atletismo de Londrina, no qual fez parte, é um projeto social que sempre incentivou o estudo dos atletas, independentemente do rendimento do esporte. Gilberto Miranda, 49, é gestor e treinador do atletismo. Segundo ele, o projeto é um dos poucos do Brasil que trabalha o atletismo em todas as suas possibilidades: Social, Educacional, Iniciação, Formação, Alto Rendimento e Eventos.


Giovana Venâncio
Giovana Venâncio


Gilberto começou a prática do atletismo aos 15 anos de idade. Mas desde 1993 atua como treinador feminino e masculino em grupos de provas de velocidades, barreiras, meio fundo e fundo. Os atletas contam com todo auxílio de médicos e fisioterapeutas, além do espaço para treinos cedido pela UEL, Universidade Estadual de Londrina, através de uma parceria.


O Projeto atende todas as categorias, do sub-14 ao adulto e é mantido pelo IPEC - Instituto Paranaense de Esporte e Cultura, através de parceria com a Prefeitura Municipal e com a Fundação de Esportes, através do FEIPE - Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos, através de recursos financeiros. Quem estiver interessando em treinar atletismo através do projeto basta entrar em contato por meio da página do Facebook: Projeto Londrina Atletismo, lá serão dadas todas as orientações sobre vagas e outras dúvidas.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade