A formação de um atleta pode ser iniciada a partir de um pequeno espaço que receba um olhar cheio de possibilidades e, para que isso seja efetivamente levado a ação, é necessário que a população entenda e assuma a responsabilidade com essa prática, importante para o lazer da comunidade, unindo todos os benefícios da atividade física.
Londrina faz parte dessas cidades que possuem uma estrutura convidativa para receber e investir em esportes ao ar livre, também em clubes e ginásios espalhados pela cidade e, uma das encarregadas em fazer com que esses ambientes encontrem interessados pelo esporte, pela educação e por organizar a comunidade em torno de uma prática esportiva é a FEL, Fundação de Esportes de Londrina, que possibilita a realização do sonho de futuro atletas locais, estimulando à prática e a participação da comunidade em competições federadas.
Além de oferecer diferentes modalidades de esportes, há também a organização de campeonatos, para os quais a Fundação se encarrega da administração de espaços públicos esportivos e realiza parcerias com entidades. Também as mantém com iniciativas de direito ao esporte, lazer e saúde à sociedade londrinense, oferecendo opções de esportes comunitários.
Leia mais:
Londrina Basketball se recupera e volta a vencer com placar de 86 a 81
Brasil supera a Argentina e conquista o hexa na Copa do Mundo de Futsal
Sob olhar do pai no banco, filho de LeBron faz 1ª cesta na NBA
Confira quatro dicas para potencializar seu treino sem aumentar cargas
Dentro da FEL, são divididos por faixa etária as modalidades contempladas pela Fundação, a participação inicia a partir dos 12 anos. Os programas do segmento “Adulto” possuem 27 modalidades distintas de esportes, “Juventude” entra com 25 modalidades, “Master” com 9 modalidades e o de “Pessoas com Deficiência" que possuem 16 modalidades. Todas oferecidas através de editais que necessitam da apresentação do projeto elaborado para concorrer nas áreas disponibilizadas.
À frente da presidência da FEL, desde 2021, e também técnico da Seleção Brasileira de Karatê, Marcelo Oguido, 52, ressalta a importância da Fundação na criação de novos atletas na cidade, independe da modalidade esportiva, os moradores de Londrina que possuem o interesse pela prática ou o desejo de seguir como um profissional do esporte, encontram nos projetos essa possibilidade: “Vários atletas que saíram de nossos projetos estão representando Londrina em competições nacionais e internacionais. São convocados para seleção Brasileira de várias modalidades, saíram e tiveram o incentivo daqui”. E, isso se dá também pelo FEIPE, Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos, que possui o objetivo de incentivar a prática de esportes com recursos. Através dele, entidades interessadas ficam responsáveis por representar Londrina em competições estaduais e nacionais, dessa forma, milhares de jovens atletas, paratletas, técnicos e comissão técnica são beneficiados pelo FEIPE.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.