Pesquisar

Canais

Serviços

Entenda

Paris-2024 impõe 'regras rigorosas' para usou de sua marca e mascote

UOL/Folhapress
02 abr 2024 às 21:00
Os mascotes se chamam "The Phryges" e são inspirados no tradicional gorro frígio - Divulgação/Paris 2024
Publicidade
Publicidade

Os Jogos Olímpicos tem um impacto global são uma ocasião importante para as marcas aparecerem para o mundo. Por isso, foram criadas normas rígidas sobre a utilização dos anéis e mascotes, e os patrocinadores oficiais são os únicos autorizados a fazer publicidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Tinha câncer

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos

Imagem de destaque
Excelente campanha em 2023

Londrina Futsal estreia em casa neste sábado contra o Pato Branco na Liga Feminina 2024

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida

"Propriedades olímpicas" são elementos de imagem legalmente protegidos, tais como os anéis, o distintivo, a bandeira, os termos "olímpico" ou "olímpicos", as marcas da edição Paris-2024, como mascotes, tocha e cartaz oficial.

Publicidade


O Comitê Olímpico Internacional exerce controle extremamente forte sobre o que as empresas podem fazer em relação às propriedades olímpicas. Só até fevereiro deste ano, 1500 produtos foram retirados de circulação ou destruídos por violarem política.


Também podem responder legalmente diversos usos não autorizados da marca, como anéis olímpicos feitos com 'macarons' (doce típico francês) ou a presença dos aros na embalagem de preservativos, como detalhou recentemente o diretor-geral do Comitê Olímpico francês, Skander Karaa.


"Salvo autorização concedida a título excepcional pela Comissão Executiva do COI, não se admite nenhuma forma de anúncio publicitário ou outra publicidade dentro e fora dos estádios, recintos e locais de competição considerados partes das sedes olímpicas", diz a Carta do COI.


O COI e o Comitê Organizador de Paris-2024 também "têm ferramentas de vigilância muito eficazes nas redes sociais" com relação a isso. As regras serão aplicadas a partir da abertura da Vila Olímpica em 18 de julho até 13 de agosto.


Imagem
Interação com a natureza é um dos principais benefícios do Desafio das Capelas
A região Norte do Paraná, conhecida pelo amplo cultivo da agricultura, vem se transformando em rota atrativa para os adeptos do esporte na natureza.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade