Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Incentivo à piscicultura

Mega aquário de 15 mil litros é novidade deste ano na ExpoLondrina

Samara Rosenberger - Redação Bonde
09 abr 2014 às 21:03
- Samara Rosenberger - Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um aglomerado de pessoas próximo à selaria logo denuncia que há uma novidade. O mega aquário de 15 mil litros com visão para os quatro lados é uma das grandes atrações da 54ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e tem chamado a atenção dos visitantes. "A ideia é fomentar a piscicultura para que o público conheça o papel do profissional e sua função. Afinal, é por meio dele que o consumidor tem o peixe na mesa", afirma o diretor de aquicultura da Sociedade Rural, Ricardo Neukirchner.

As crianças logo ficam encantadas. Rebeca Lança tem oito anos e ficou fascinada pelos peixes. "Vim com meu pai e minha mãe e achei o aquário muito legal. Eu gostei dos grandes", diz a menina. A mãe trouxe a filha pela primeira vez na exposição deste ano. "É muito bacana conhecer como são os peixes. A maioria a gente só conhece por nome", afirma Edna Lança, microempresária de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor de aquicultura comemora o sucesso e diz que o interesse dos pequenos s é benéfico porque influencia na educação. "Isso traz consequências futuras. Quando a criança começa a gostar da natureza desde cedo, com certeza vai ter uma educação ambiental".

Leia mais:

Imagem de destaque
Conscientização

Estande da Sanepar na ExpoLondrina recebeu mais de 30 mil visitantes

Imagem de destaque
Campeão!

Douglas Ferreira vence etapa do PBR na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Balanço parcial

ExpoLondrina 2014: bilheterias de shows crescem 35%

Imagem de destaque
Confira!

Final de semana tem competições de cavalos na ExpoLondrina


Tilápia, pintado, cachara, pacu e dourado são alguns peixes que podem ser vistos dentro do aquário. "Trouxemos a tilápia porque é o peixe mais consumido no Brasil e no mundo, até por ter um filé sem espinho e sabor suave", explica. Mas logo se vê que o pirarucu rouba a cena. O peixe de 25 quilos tem apenas um ano e meio e já é o 'rei' do pedaço. "Esse peixe vai crescer mais, vai chegar a 300 quilos", garante.

Publicidade


Produção no Paraná


O hábito de comer peixe, não só no Paraná como no Brasil, cresce a cada ano. Segundo Neukirchner, há cerca de cinco anos o consumo era de seis quilos per capita. Hoje, já está na ordem de 13 quilos. "A tendência de crescimento é através da produção de cativeiro, pois a captura de peixes em rios e mares está caindo cada vez mais", detalha.


No Paraná, cerca de 125 mil pessoas trabalham no ramo e a tendência é que o Estado se torne o principal produtor do Brasil. "Assim que for liberada a produção de tilápia no Lago de Itaipu conseguiremos produzir mais peixe utilizando somente meio por cento do extensão do que produzimos hoje no Brasil inteiro".

A flexibilidade da piscicultura é outro fator que a torna atraente. Desde o pequeno até o grande produtor pode ingressar no segmento. "Não existe uma regra clara, porque a atividade comporta qualquer tipo de perfil", destaca. As margens de lucratividade giram em torno de 20 a 25% por safra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade